Kombi ganha motor de Porsche e vira carro de corrida
Nas mãos de empresário suíço, modelo clássico de 1962 foi equipado com motor de 530 cv e preparação para competições
Ninguém tem dúvida que a Kombi é um veículo versátil, capaz de executar quase todas as tarefas que são propostas a ela, mas um preparador suíço foi além da conta. Partindo de um modelo clássico de 1962, ele criou uma versão de corrida do famoso utilitário, cujo um dos mais conhecido apelidos é ‘pão de forma’, devido ao formato retangular da carroceria.
Mas nem isso impediu que Fred Bernhard criasse a T1 Race Taxi, nome que deu ao ‘bólido’. Como a tarefa não era das mais simples, Bernhard suou para tornar realidade seu projeto.
A primeira missão foi substituir a carroceria de aço por uma de fibra de carbono, para eliminar grande parte dos cerca de 1.500 quilos do modelo. Depois equipou a Kombi com rodas aro 18 polegadas e a cereja do bolo: um motor de seis cilindros emprestado de um Porsche 993 Turbo, com 530 cv – além de uma transmissão de 6 marchas capaz de suportar tanto torque. Com esse pacote, a Kombi de corrida não faz feio: consegue atingir a velocidade máxima de 230 km/h.
O projeto levou seis anos para ser finalizado e agora está exposto no estande da Volkswagen no evento GTI-Treffen,na Áustria, dedicado aos carros customizados. Como se vê, nada é impossível para a ‘Velha Senhora’.