Indianos andam (e aprovam) o novo Creta com motor a diesel
Nova geração do SUV da Hyundai já está disponível na Índia. Propulsor, no entanto, não chegará ao nosso mercado
No final de abril, os indianos conheceram de perto a nova geração do Hyundai Creta. Por lá, o utilitário esportivo chegou causando polarização de opiniões por conta do visual polêmico, mas foi inegável a evolução de qualidade, mecânica e a de oferta de equipamentos. No entanto, o mercado indiano terá um trunfo sob o capô que nós, brasileiros, podemos apenas invejar.
Na Índia, mesmo um SUV compacto como o novo Hyundai Creta pode ser equipado com um motor a diesel, algo que é proibido no Brasil em função de uma legislação da década de 1970 que restringe o uso desse combustível a veículos com mais de uma tonelada de carga útil ou dotados de tração nas quatro rodas.
Mais uma vez, coube ao Autocar India ter esse primeiro contato com o novo Hyundai Creta turbodiesel. Enquanto na última avaliação foi testada a versão 1.4 turbo a gasolina com câmbio de dupla embreagem, agora foi a vez de andar no modelo 1.5 turbodiesel com câmbio manual de seis marchas.
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De modo geral, o novo propulsor foi elogiado pela adoção de uma turbina de geometria variável, o que deixou a entrega de performance chegar mais cedo e de forma mais linear. Com a entrada em vigor de novas regras de emissões de poluentes na Índia, o antigo 1.6 turbodiesel foi aposentado a favor desse novo 1.5. Houve perda de potência no papel, sendo que o primeiro entregava 128 cv e 26,5 kgfm de torque. Já o novo entrega “apenas” 115 cv e 25,5 kgfm.
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De acordo com os indianos, os números menores não são sentidos de maneira tão intensa quanto se pode imaginar. Com a adoção da nova turbina, foi relatado que o novo propulsor “enche” a partir de 1.200 rpm, enquanto o antigo 1.6 sofria um pouco abaixo de 2.000 rpm. O Câmbio, de engates macios e precisos, também ajuda na aceleração.
Outra característica do motor turbodiesel 1.5 nessa nova geração do Hyundai Creta que também rendeu elogios da imprensa indiana foi a suavidade de operação. Longe dos antigos propulsores de caminhonetes, mal podia-se notar seu ruído ou vibração em marcha lenta. Só se ouvia o motor em operação depois de 3.500 rpm, regime relativamente elevado para um propulsor a diesel.
Entre outras vantagens apontadas do motor turbodiesel sobre os novos Creta abastecidos com gasolina na Índia está o consumo. De acordo com o que é divulgado, declara-se para a nova geração do SUV da Hyundai 1.5 a diesel com câmbio manual 21 km/l em regime combinado entre cidade e estrada.
No demais, as críticas e elogios foram praticamente os mesmos da nova geração do Hyundai Creta com motor a gasolina. O visual dianteiro é o principal ponto de cuidado, tendo em vista que não agradou a todos no mercado indiano. No entanto, o salto de qualidade dos materiais da cabine e a maior oferta de equipamentos de série receberam elogios novamente.
Na conclusão, o Autocar India apontou que o novo Hyundai Creta 1.5 turbodiesel manual vai ficar no meio do caminho da linha. Enquanto as configurações mais baratas terão um 1.5 aspirado a gasolina, quem buscar maior refinamento e desempenho ficará com o 1.4 turbo a gasolina e câmbio de dupla embreagem. Enquanto isso, quem buscar o meio termo e o menor custo de rodagem ficará com o turbodiesel. Foi dito também que na unidade de câmbio manual testada sentiu-se falta de um câmbio automático, opção que deverá ser avaliada em breve.
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