Honda Civic Touring e VW Jetta GLI: em termos de esportividade, os modelos são rivais diretos?
Analisamos a proposta dos dois sedans médios topo de linha
Assim como o Toyota Corolla, o Honda Civic é outro sedan médio que conquistou uma reputação ímpar no Brasil. Os dois modelos sempre se destacaram por suas mecânicas robustas e eficientes, o bom atendimento prestado por sua rede de concessionárias e as qualidades inerentes a seus projetos, como o bom acabamento, espaço interno, entre outros.
Apesar de não ter obtido o mesmo sucesso comercial de Civic, Corolla e até mesmo do Chevrolet Cruze, o Volkswagen Jetta se diferenciou no segmento graças à fama de sedan esportivo conquistada por suas versões com o motor 2.0 turbo com injeção direta.
Em suas novas gerações, Honda Civic e Volkswagen Jetta protagonizam um interessante embate sobretudo nas suas configurações topo de linha.
A Honda trouxe para o Civic Touring seu interessante propulsor 1.5 turbo, que entrega até 173 cv de potência a 5.500 rpm e 22,4 kgfm de torque entre 1.700 e 5.500 rpm, faixa bem elástica e típica de propulsores sobrealimentados. Temos no 1.5 turbo o reforço da injeção direta, cabeçote com comando duplo variável, entre outros requintes.
No VW, a Volkswagen escalou para a versão mais extrema do Jetta uma de suas configurações mais bravas do 2.0 TSI, no caso com 230 cv e 35,7 kgfm de torque. Segundo a VW, ele é capaz de impulsionar o Jetta GLI de 0 a 100 km/h em notáveis 6,8 segundos e até 250 km/h de velocidade máxima.
Só de elencarmos esses números, já ficam claras as diferenças entre os dois sedans médios e é fácil notar como o Volkswagen ambiciona muito mais conquistar aqueles que desejam o máximo em esportividade sem deixar de lado o conforto e o porta-malas de um carro familiar.
Se comparado com suas outras versões, é inegável que o Honda Civic Touring é um três volumes muito animador, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h na casa de 8,5 segundos e alcançar 221 km/h. Mas, ao volante do Civic Touring, é nítido que a Honda preocupou-se muito mais em fazer do seu sedan médio topo de linha um carro muito mais amigável para o uso diário, sem esquecer do baixo consumo. Claro que a Honda poderia ter extraído mais potência e torque de seu moderno propulsor 1.5 turbo. Apenas como exemplo, no próprio Civic Si ele está calibrado para 208 cv e 26,5 kgfm, porém isso poderia resultar em perdas na eficiência.
Graças também ao câmbio automático CVT, o Civic Touring alcança parciais de11,8 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada, enquanto o Jetta GLI registra, respectivamente, 10 e 12,5 km/l nos mesmos cenários de uso. Bom destacar que os dois sedans só aceitam gasolina. Para o que entrega em termos de desempenho, as médias do Jetta GLI estão longe de serem ruins, porém, para quem busca um compromisso mais refinado entre performance e consumo, o Civic Touring é inegavelmente mais equilibrado.
Ao volante, o Honda preserva boa parte da dinâmica de suas versões 2.0 flex. Bem acertado e com suspensão independente nas quatro rodas, o Civic Touring é estável e muito bom de dirigir, conciliando também o conforto para vencer os buracos, lombadas e valetas do dia a dia.
O Jetta GLI parece bastante intimidador com suas rodas de liga leve aro 18” e o visual agressivo, porém ele pode ser utilizado como um pacato sedan familiar caso você assim desejar. Como analisamos em nosso teste, a Volkswagen promoveu uma ótima calibração para o conjunto de suspensão do esportivo, que não o deixou rígido demais durante o uso urbano. Algo que o Civic Touring não oferece e está presente no Jetta GLI é o seletor do modo de condução, funcionalidade que permite controlar bem o caráter do VW. Graças a ele, se você selecionar os modos que priorizam conforto ou economia de combustível, é possível dirigir o Jetta GLI de uma maneira bastante relaxada, sem a necessidade de doses cavalares de potência e torque. Assim como no Civic Touring, encontramos a suspensão multibraço no eixo traseiro do Jetta GLI e a VW ainda reforça a segurança do modelo ao incluir recursos como o bloqueio eletrônico do diferencial (XDS).
Em resumo, apesar de figurarem como as opções topo de linha de Civic e Jetta, as versões Touring e GLI não devem ser encaradas como rivais diretas. O Civic Touring busca se apresentar como um modelo de desempenho superior olhando apenas para dentro de sua gama. Ele não deixa de lado a economia de combustível, mas é um catálogo que empolga bem mais os potenciais clientes da gama Civic que desejam estar no comando de um carro mais envolvente em termos de comportamento dinâmico. O Civic em sua 10ª geração abraçou de vez uma proposta mais arrojada dentro do segmento, até para se diferenciar do Corolla, o que lhe fez muito bem. Sem dúvida o motor 1.5 turbo é o mais condizente para você aproveitar toda essa evolução do modelo.
O preço do Civic Touring, hoje tabelado em R$ 136.700, é bem mais convidativo do que os R$ 149.790 pedidos no Jetta GLI, mas o VW é a pedida para quem deseja um veículo bem mais extremo ao volante. Você praticamente não encontra hoje no mercado um modelo até R$ 150 mil que ande como o Jetta GLI e ainda possa levar uma família com conforto.
Se é um modelo mais radical que você procura, o VW é a melhor escolha. O preço é bastante superior ao do Civic Touring, mas é bom ressaltar que além do conjunto mecânico sofisticado, o catálogo de itens de série do Jetta GLI engloba recursos avançados como o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo, entre outros que não figuram no Civic Touring.
Temos, portanto, dois competentes sedans topo de linha hoje no mercado. O Jetta GLI é destinado para quem quer o máximo em performance e deve ser encarado dessa forma. O Civic Touring pode não ser tão veloz como o VW, mas cativa pelo equilíbrio no conjunto. Duas excelentes propostas, cabendo apenas a você escolher aquela que mais lhe agrada.
Ficha técnica
Volkswagen Jetta 2019 GLI 2.0 16V flex automático 4p | |
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Preço | R$ NaN (11/2019) |
Categoria | Sedã médio |
Vendas acumuladas neste ano | 5.796 unidades |
Motor | 4 cilindros, 1984 cm³ |
Potência | 230 cv a 4700 rpm (gasolina) |
Torque | 35,7 kgfm a 1500 rpm |
Dimensões | Comprimento 4,702 m, largura 1,799 m, altura 1,474 m, entreeixos 2,688 m |
Peso em ordem de marcha | 1432 kg |
Tanque de combustível | 50 litros |
Porta-malas | 510 litros |