Há exatos 50 anos, saia da linha de montagem o primeiro VW Golf; veja fotos

Modelo acabou se tornando o carro europeu mais vendido da história, com 37 milhões de unidades em meio século
Primeiro VW Golf sai da linha de montagem em 29 de março de 1974, em Wolfsburg (Alemanha)

Primeiro VW Golf sai da linha de montagem em 29 de março de 1974, em Wolfsburg (Alemanha) | Imagem: Divulgação

A festa de aniversário de 50 anos do Volkswagen já começou desde o início de 2024. Mas é hoje (29) a data em que a primeira unidade do hatch compacto da marca alemã saiu da linha de montagem. Em meio século de história foram 8 gerações, 37 milhões de unidades produzidas e alguns prêmios e recordes conquistados.

VEJA TAMBÉM:

Na Europa, quando apareceu o primeiro Volkswagen Golf, achava-se que o carro iria substituir o VW Fusca. As primeiras unidades do hatch puderam ser vistos nos showrooms dos concessionários em julho de 1974. Onde o Fusca e, portanto, os motores refrigerados a ar, montados na traseira, haviam dominado o cenário por muitas décadas. 

Uma nova era finalmente começou: a do motor transversal montado na frente. A Volkswagen já havia iniciado esta transição pouco antes com o Scirocco e o Passat. Com o Golf, a classe de maior volume passou a utilizar também esta novidade.

As oito gerações do VW Golf

Volkswagen Golf 2025
Volkswagen Golf 2025 poderá vir ao Brasil na versão mais esportiva, apenas para os entusiastas abonados
Imagem: Divulgação

O VW Golf foi desenhado por Giorgio Giugiaro e teve que corresponder a grandes expectativas para continuar a história de sucesso do Fusca. E tudo deu certo. O carro foi vem aceito e, já em outubro de 1976, atingiu um milhão de unidades vendidas

Até agora, mais de 20 milhões de Golfs foram fabricados só em Wolfsburg. Os 17 milhões de Golfs feitos até agora fora de Wolfsburg foram produzidos em outras fábricas alemãs, bem como na Bélgica, Brasil, China, Malásia, México, Eslováquia e África do Sul. Também neste sentido o Golf é um carro mundial. 

Hoje em dia, o VW Golf não é mais vendido no Brasil. Mas ganhou uma série de atualizações na Europa e poderá chegar novamente ao mercado brasileiiro na versão esportiva R para aqueles que não conseguiram levar para casa algum exemplar o Toyota Corolla GR ou do Honda Civic Type R

Entre as mudanças na geração 8,5 do VW Golf estão incluídos itens como design mais elegante, com logotipo Volkswagen  iluminado também na frente pela primeira vez em um Golf. Além disso, o novo Golf com controle de voz e o central multomídia com ChatGPT baseado em IA.

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana