Golf VII é o carro mais seguro da América Latina
Hatch da Volkswagen ganhou cinco estrelas quanto à segurança do passageiro adulto e criança; Toyota Corolla recebeu nota máxima pela segurança do adulto apenas
O Latin NCAP, organização que avalia a segurança dos automóveis novos comercializados na América Latina e no Caribe, divulgou nesta quinta-feira (23) os mais recentes resultados de sua última leva de testes de colisão. O Golf VII, hatch da Volkswagen, recebeu a nota máxima, cinco estrelas, quanto à segurança do passageiro adulto e foi o primeiro modelo já avaliado pela instituição a conseguir nota máxima também na segurança do passageiro criança.
O hatch foi avaliado em dois formatos de testes de colisão: de impacto frontal a 64 km/h e de impacto lateral a 50 km/h. A organização explica que o bom desempenho do modelo quanto à proteção das crianças pode ser explicado pelo uso das ancoragens para cadeirinhas isofix, ancoragens superiores para os chamados Sistemas de Retenção Infantil (SRI), a ótima dinâmica e ser compatível com a maioria dos assentos infantis disponíveis no mercado. Com nota máxima para a proteção do adulto e da criança, o Golf alcançou a melhor combinação de resultados até agora no Latin NCAP.
O modelo avaliado é fabricado no México e oferece, de série, airbags laterais para os passageiros frontais, airbags de cortina na altura da cabeça para bancos dianteiros e traseiros e controle eletrônico de estabilidade (ESC).
María Fernanda Rodríguez, Presidente do Latin NCAP e da Fundación Gonzalo Rodríguez (que atua com foco na segurança de crianças há 14 anos) parabeniza a Volks pelo resultado. “Pela primeira vez conseguimos um resultado cinco estrelas a respeito da segurança dos passageiros adultos e das crianças. Meus parabéns à VW por obter esse resultado, demonstrando, portanto, que sim é possível combinar segurança, conforto e uma atraente estética.”
Corolla bateu na trave
Outro modelo testado, o Toyota Corolla, também passou a fazer parte do "clube de cinco estrelas" do Latin NCAP com a pontuação exatamente igual ao Ford EcoSport, nova geração do Focus, VW Jetta e Up!, além do Seat Leon, que não é vendido no Brasil. Os seis modelos receberam nota máxima quanto à segurança dos passageiros, cinco estrelas, e quatro estrelas quanto à segurança do passageiro criança. O sedã japonês também conta com isofix, para prender cadeirinhas infantis, mas não alcançou a maior nota.
“Alertamos todos os fabricantes de carros a seguir os passos da Toyota e da VW e introduzir, em curto prazo, veículos com desempenho cinco estrelas em todas as categorias de preço em nossos mercados. Apesar dos resultados positivos que o Latin NCAP está publicando, ainda é necessário o impulso dos governos locais para poder modificar a segurança veicular na América Latina”, conclui Alejandro Furas, Secretario Geral do Latin NCAP e Diretor Técnico da Global NCAP.