Golf Variant ganha (quase) nova geração
Volkswagen promoveu reforma visual econômica na perua, conhecida no Brasil como Jetta Variant
Para quem achava que somente os clientes de países em desenvolvimento recebiam carros velhos em embalagens novas, a Volkswagen é mais uma marca que mostra que até mesmo os europeus estão encarando essa realidade.
A montadora alemã mostrou hoje a nova perua Golf com o visual frontal da geração 6 e só. É o mesmo projeto da geração 5, aqui conhecida pelo Jetta sedã e Variant. Além da frente, adaptada do Golf mais recente, apenas o painel de instrumentos teve um upgrade sobre a estrutura original.
Esse tipo de reforma híbrida é muito comum em mercados como o nosso, mas a crise financeira tem levado algumas marcas a economizar nas mudanças. A Peugeot, por exemplo, fez algo parecido com o 206 brasileiro ao adaptar o visual do seu sucessor, o 207, nele. A ideia agradou a matriz, que resolveu fazer o mesmo na França, mas lá o carro continua chamando 206.
Novo Golf brasileiro?
A revelação do Golf Variant pode dar pistas do que deverá ser o novo Golf vendido no Brasil. Sabe-se que a Volks planeja produzir uma nova versão do hatch no México para exportação para os Estados Unidos e também para cá, assim como faz com o Jetta. E que ela pensa num carro menos sofisticado que o da geração 6. A solução poderia ser junção da base do Golf 5 com a frente do Golf 6, a exemplo desta nova perua.
Agora tudo dependerá do que a VW mexicana fizer com o Jetta sedã e perua. Se eles seguirem a mudança de DNA, como diz a montadora, da Golf Variant, essa teoria fará sentido.