Futuro rival da VW para o Jeep Compass: o que já sabemos sobre o projeto Tarek
Modelo será lançado em 2021 e vai esquentar ainda mais o segmento de SUVs médios
Após o sucesso do Jeep Compass no mercado, muitas fabricantes tiveram a certeza de que vale a pena investir no segmento de SUVs médios aqui no Brasil.
Não por acaso, desde a estreia do Compass até aqui, o segmento cresceu consideravelmente com a adição de ótimos produtos, como o Toyota RAV4, a dupla 3008 e 5008 da Peugeot, Chevrolet Equinox, Volkswagen Tiguan Allspace, entre outros.
Com uma nova estratégia global que mira o fortalecimento de sua linha de SUVs, criando, inclusive, modelos específicos para determinadas regiões, a Volkswagen pode ter ficado muitos anos apenas como uma espectadora do segmento, porém, a partir de agora, ela vai mostrar sua força com uma representação cada vez mais intensa entre os utilitários esportivos.
Aqui no Brasil, esse enfoque da marca no universo dos SUVs começou com o T-Cross e, mais recentemente, recebeu a importante adição do Nivus, um crossover compacto de proposta singular. Os dois ainda contam com o importante reforço do Tiguan Allspace, modelo que passou a contar com uma notável aceitação agora importado do México e com opções 7 lugares.
Em 2021, a Volkswagen promete colocar no mercado brasileiro um forte oponente para o Jeep Compass. Estamos falando do SUV posicionado entre a dupla T-Cross/Nivus e o Tiguan Allspace, com produção na Argentina para o mercado local. Até o momento designado como Tarek, seu nome de projeto, o modelo é um irmão do VW Tharu oferecido na China.
Pensado com um forte viés global, o projeto Tarek também será produzido no México e Rússia e terá algumas diferenças, sobretudo estéticas, em relação ao gêmeo chinês.
Segundo flagras recentes do projeto Tarek já circulando pelo Brasil para realizar alguns testes, o designer Kleber Silva realizou a pedido do Autoo duas projeções sobre o que podemos esperar para o futuro rival do Compass.
Como é possível notar nas imagens, em relação ao VW Tharu o Tarek terá um visual mais limpo na dianteira, sem tantos adornos estéticos, porém mantendo o aspecto de robustez desejável em um SUV.
Considerando seus rivais mais modernos e alguns que ainda vão estrear por aqui, como o Toyota Corolla Cross, podemos esperar um comprimento para o Tarek na casa de 4,45 m (talvez podendo ir um pouco além), medida intermediária entre os 4,19 de um T-Cross nacional e os 4,70 m de um Tiguan Allspace. Certamente o amplo espaço interno e um bom porta-malas deverão ser dois atributos presentes no futuro VW argentino, características que mais distinguem os SUVs compactos dos médios.
Tomando como base os preços do Compass 2.0 flex e levando em conta a produção no país vizinho, é muito provável que o concorrente da VW também chegue ao mercado partindo de algo na faixa de R$ 120 mil.
De acordo com informações preliminares da mídia argentina, o projeto Tarek contempla, em um primeiro momento, o motor 1.4 TSI flex de 150 cv trabalhando em conjunto com o câmbio automático de 6 marchas. Considerando o posicionamento de mercado da novidade, uma opção manual não faria qualquer sentido para o SUV, porém corre nos bastidores que o modelo pode acrescentar na gama uma variante 2.0 turbo, com potência na casa de 230 cv, e apelo esportivo com a grife R-Line. A variante topo de linha também pode receber o sistema de tração integral permanente da marca, um atributo relevante dentro da categoria.
A Volkswagen já começou a produzir na Argentina as primeiras unidades pré-série do projeto Tarek. A estreia definitiva, contudo, deverá ficar para o primeiro semestre de 2021. Também para o ano que vem é esperado o lançamento do Corolla Cross no Brasil. Com isso, o segmento de SUVs médios promete ficar bastante agitado nos próximos meses. Vamos acompanhar de perto todos os detalhes.