Fomos ver de perto o Gol 80, da primeira leva feita pela Volkswagen; veja vídeo

Hatch com motor 1.3 refrigerado a ar está em perfeito estado, apesar dos seus quase 45 anos
Volkswagen Gol 1980, com motor 1.3 refrigerado a ar, que foi oferecido apenas no primeiro ano de produção

Volkswagen Gol 1980, com motor 1.3 refrigerado a ar, que foi oferecido apenas no primeiro ano de produção | Imagem: Carlos Guimarães

No acervo do museu da Volkswagen, que fica dentro da enorme fábrica em São Bernardo do Campo (SP), estão expostas algumas raridades, como uma das primeiras unidades do Gol, o modelo que foi o carro mais vendido do Brasil por 27 anos seguidos. Trata-se de uma unidade de 1980, vermelha, em perfeito estado. 

VEJA TAMBÉM:

O carro foi primeiro Gol a obter a “placa preta". Adquirido de um colecionador e restaurado pelo departamento de Desenvolvimento do Produto da Volkswagen, este exemplar foi o protagonista da “Gol Fest”, celebração dos 30 anos da produção do modelo, realizada no Sambódromo do Anhembi (SP), em 2010.

O Volkswagen Gol foi lançado exatamente em 15 de maio de 1980, tido como o herdeiro do Fusca, chegou com motor 1.3, refrigerado a ar, de apenas 42 cv, o que acabou não dando certo por ser muito fraco para o carro. Entre os motivos de tanta apatia estava o longo coletor de admissão em contraste com o pequeno carburador de corpo simples. 

Interior simples e funcional

Volkswagen Gol 1980
Volkswagen Gol 1980 com interior original, oque inclui até o tecido dos bancos
Imagem: Divulgação

Por isso, logo no ano seguinte, resolveram tirar o 1.3 de cena, deixando o 1.6, com um carburador simples de cada lado do motor. Com isso, o Gol passou a ter mais fôlego, com 51 cv. Esse motor ficou no hatch até 1986, mas apenas na versão básica, a BX. Depois, em 1987, a Volkswagen passou a oferecer o Gol apenas com motores refrigerados a água, entre os quais o AP 1.8 e o MD 270 1.6. 

Mas, vamos continuar falando deste raro Gol 1980. Entre os detalhes que chamam atenção, temos as lanternas traseiras, que ainda não tinham piscas na cor laranja, mas apenas vermelhos por uma questão de legislação da época. Além disso, as rodas de aço são de aro 13, medida que era bastante comum nos carros dos anos 80, inclusive modelos médios. 

No interior, o cluster lembra o da perua Variant II e foi utilizado por toda linha BX da Volkswagen (Gol, Voyage, Parati e Saveiro) até 1987. Com motor 1.3, o velocímetro marca até 160 km/h, o que mudou para 190 km/h quando o carro passou a ter o 1.6 boxer. No centro do volante, vai o símbolo da cidade de Wolfsburg, na Alemanha, onde fica a matriz da fabricante. 

O sucesso do Volkswagen Gol levou mais de 5 anos para começar a acontecer, depois do fim do Fusca, em 1986. No ano seguinte, o hatch passou a ser o carro mais vendido do Brasil e manteve a liderança 27 anos seguidos, até 2013. Até hoje, nenhum modelo conseguiu ficar tanto tempo na liderança. O que mais se aproximou foi o Fusca, que liderou por 24 anos. 

Volkswagen Gol 1980
Volkswagen Gol 1980 ainda não tinha os piscas na cor laranja por uma questão de legislação da época
Imagem: Divulgação

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter


Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise