Flagra! VW Taos 2024 poderá ser híbrido leve e roda camuflado antes da estreia

SUV também receberá novos detalhes e equipamentos com parte da primeira renovação depois do lançamento
VW Taos 2024 é flagrado com pouca camuflagem rodando em São Bernardo do Campo (SP) antes do lançamento

VW Taos 2024 é flagrado com pouca camuflagem rodando em São Bernardo do Campo (SP) antes do lançamento | Imagem: Amauri Gomes Gerônimo

Depois de dois anos de meio do lançamento no Brasil, o VW Taos vai passar pelas primeiras mudanças. A principal delas poderá ser o sistema híbrido leve que ajuda a economizar combustível ao vencer a inércia durante o arranque, ou em ultrapassagens. Trata-se de um impulso que o motor a combustão recebe de outro elétrico ligado ao virabrequim.

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Esse sistema de 48 volts já é utilizado na Europa e deve ser adotado no Brasil. Será o primeiro modelo híbrido da marca no país depois que o Golf GTE saiu de linha, há dois anos. A camuflagem leve na traseira que aparece na imagem feita pelo nosso leitor, Amauri Gomes Jerônimo, deve mostrar a linha 2024  do SUV.

"Avisei uma unidade do VW Taos com leve camuflagem na parte traseira rodando no  centro de São Bernardo do Campo (SP), com placas verdes de teste, em direção à fábrica da Volkswagen, na Rodovia Anchieta", relatou Jerônimo. Como se vê, além do provável sistema de 48 volts, o SUV receberá poucas novidades.

Serão apenas alguns detalhes, como reestilização dos para-choques, novas rodas e inclusão de equipamentos. Pelo visto, não será desta vez que o Taos vendido no Brasil e fabricado na Argentina terá a barra luminosa entre as lanternas traseiras, assim como acontece na versão chinesa, que também tem outros itens diferentes, como os faróis maiores, embora essa configuração tenha sido registrada no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

 VW Taos e os rivais eletrificados

Já estava passando da hora da Volkswagen adotar um sistema híbrido no Taos, nem que fosse esse de 48 volts, menos eficiente que o completo, do rival Toyota Corola Cross, equipado com motor elétrico que é usado alternadamente com a combustão. Se formos considerar outros dois rivais, temos o Jeep Compass 4xe e o Caoa Chery Tiggo 8,  ambos híbridos plug-in, com nível de eficiência ainda maior, com baterias recarregadas na rede elétrica e motor elétrico mais potente.

Os números e vendas do VW Taos e dos rivais, fornecidos pela Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos Automotores), explicam porque a Volkswagen precisaria entrar logo na era da eletrificação no segmento de SUVs médios no  Brasil. Entre janeiro e agosto de 2023, o Taos teve 9.113 unidades vendidas, ante 40.369 do Jeep Compass e 28.359 do Toyota Corolla Cross. O Caoa Chery segue atrás, com 5.905 unidades.

Portanto, pelo menos uma versão do VW Taos poderá ser equipada com o motor 1.5 MHEV usado na Europa, com 148 cv que é impulsionado por um elétrico de 34 cv. Funciona com câmbio automatizado, de dupla embreagem (DSG), de sete marchas e tração dianteira. No caso do Golf, esse recurso ajudou a rodar, pelo menos, mais 3 km para cada litro de gasolina europeia, sem os 27% de etanol da brasileira. 

As demais versões do VW Taos deverão continuar sendo equipadas com o mesmo motor 1,4  turboflex, já conhecido de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, e câmbio automático de 6 marchas. Conforme a fabricante, são números suficientes para acelerar de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e atingir 194 km/h de velocidade máxima.

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Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana