Evento na Alemanha reúne cupês clássicos produzidos no Brasil
Volkswagen organiza evento tradicional e expõe clássicos do mercado sul-americano
Evento que já está em sua 17ª edição, o Sachsen Classic, rali que reúne modelos esportivos clássicos, começou no último dia 22 na Alemanha e segue até o próximo dia 24 de agosto. Com um padrão bem definido, o Sachsen Classic abre espaço apenas para automóveis considerados de valor histórico e cultural fabricados antes de 1976, além de modelos “jovens” selecionados, feitos até 1999.
O destaque na presente edição do evento vai para a participação de dois clássicos brasileiros. Estamos falando, em primeiro lugar, de uma unidade do Volkswagen SP2 de 1974, que é considerado um modelo "verdadeiramente exótico" nas ruas da Alemanha, explica a marca alemã em comunicado. Ainda de acordo com a VW, foram produzidas mais de 11 mil unidades exclusivamente no Brasil.
Outro representante ilustre nas estradas alemãs é o Karmann Ghia TC 145, outro carro fabricado exclusivamente para o mercado brasileiro. O cupê hatchback com 4 lugares (2+2) conta com uma grande tampa traseira foi fabricado pela Karmann Ghia do Brasil em 1970.
Outros três exclusivos cupês da Volkswagen Classic participarão desta 17ª edição do Sachsen Classic: um Karmann Ghia Tipo 14 Coupé 1974, na rara cor Amarelo Saturno Metálico. E dois VW arrefecidos a água dos anos 1980: o Scirocco I SL de 1981, uma edição especial com rodas esportivas de alumínio, defletor dianteiro e adesivos decorativos metálicos, e o Passat B2 CL Formula E. O "E" é uma referência a "economia" e o carro contava com um sistema start-stop para economizar combustível já em 1983.
Outros dois clássicos, bem diferentes, estão presentes oferecendo delícias culinárias: a Volkswagen Currywurst Van e a Volkswagen Classic Ice Cream Van, apresentando saborosas atrações – uma salsicha com molho picante especial e sorvetes – no estilo da época em que foram lançados.
As duas versões especiais da van Volkswagen T2 (Kombi) adaptadas como lanchonetes estarão no local da chegada, na Simonsplatz em Leipzig, no sábado.