Em crise, Volkswagen vai parar de fabricar Golf na Alemanha

Fabricante segue atrás de cortes de custos, depois de transferir linha de montagem do Polo para a África do Sul
VW Golf na linha de montagem em Wolfsburg (Alemanha). Hatch médio deverá passar a ser fabricado no México

VW Golf na linha de montagem em Wolfsburg (Alemanha). Hatch médio deverá passar a ser fabricado no México | Imagem: Divulgação

A Volkswagen procura novas soluções para reduzir seus custos em meio a uma crise econômica que já tem afetado algumas de suas fábricas na Europa. Uma delas foi a do hatch compacto Polo, na Espanha, cuja produção foi encerrada e transferida para a África do Sul. Agora, a marca alemã deve transferir a linha do Golf para o México.

VEJA TAMBÉM:

As ramificações de tal decisão podem remodelar não apenas as estratégias de produção, mas também a dinâmica trabalhista dentro da empresa, à medida que as tensões aumentam com sindicatos e funcionários buscando proteger seus empregos.

De acordo com relatos do jornal alemão Handelsblatt , a Volkswagen não está encarando essa situação levianamente. A empresa está lidando com a dura realidade dos crescentes custos de energia, mudanças nas demandas do mercado e aumento da pressão de sindicatos, que historicamente tem sido fundamental para as operações da empresa.

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

Em meio à turbulência, a Volkswagen está supostamente perdendo cerca de 40.000 euros (em torno de R$ 260 mil) por minuto devido a paralisações de produção em várias instalações importantes, como Wolfsburg, Emden, Hanover e Zwickau. A situação é delicada o suficiente para levar a apelos de líderes da indústria e da Confederação dos Industriais Alemães (BDI) para intervenção governamental para apoiar o setor automotivo.

A decisão de mudar a produção do Golf marca não apenas um ajuste operacional, mas incorpora motivações estratégicas mais amplas. Embora a VW tenha fabricado o Golf com sucesso por décadas em sua fábrica em Wolfsburg (Alemanha), também explorou recursos na unidade de Puebla (México), que tem sido essencial para a produção e exportação de modelos VW.

Golf GTI virá ao Brasil 2025

Volkswagen Golf GTI
Volkswagen Golf GTI na fábrica da marca em São Bernardo do Campo (SP) durante o anúncio da chegada ao Brasil
Imagem: Carlos Guimarães

Mover a linha de montagem do Golf para o México poderia potencialmente reduzir os custos de produção, fornecendo à Volkswagen a flexibilidade para aumentar as operações mais perto do mercado norte-americano, já que a demanda pelo Golf permanece estável, mesmo que ofuscada pela tendência em direção a SUVs e crossovers.

Resta saber como a Volkswagen projeta essas mudanças; as próximas semanas serão cruciais à medida que as negociações progridem e os planos estratégicos são articulados.. Independentemente do resultado, está claro que a Volkswagen está em uma encruzilhada de sua história, identidade e futuro.

No Brasil, o Golf da nova geração está com a chegada confirmada em 2025, mas apenas na versão GTI. A informação foi dada pelo CEO da marca no Brasil, Ciro Possobom, em outubro, mas sem detalhes sobre qual é o volume que será trazido, preço, data de chegada, entre outros dados. 

Será a última leva do Golf  movido apenas por motor a combustão. Então, melhor os fãs começarem a se preparar para se despedir da ideia de um motor a gasolina. Mas ainda há algum tempo, pois a plataforma SSP dos esportivos elétricos só estará pronta por volta de 2028.

Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana