Distante do Brasil, nova geração da VW Amarok faz sua estreia global
Picape média será oferecida com opções de cabine dupla ou simples e será produzida em fábrica da Ford na África do Sul
A Volkswagen Commercial Vehicles, braço do grupo alemão responsável pelo projeto, revelou nesta quinta-feira (7) a nova geração da Amarok.
Como já é conhecido, a picape média atualizada nasceu de uma parceria entre a VW e a Ford, sendo uma irmã da Ford Ranger mais atual.
Inclusive caberá à Ford a produção da nova Amarok para a VW, a qual ocorrerá na fábrica de Silverton, na África do Sul, país que também é um grande consumidor de picapes.
Como noticiamos, infelizmente a nova geração da VW Amarok está distante do Brasil e demais países da América do Sul.
A estratégia da empresa para nossa região passa por realizar um facelift profundo na primeira geração da picape, atualmente produzida na Argentina para abastecer os mercados próximos.
Segundo o que foi apurado no país vizinho, a atualização da Amarok argentina deverá ser introduzida em 2024 e, além de aprimoramentos estéticos, a VW deverá trazer para a picape um aguardado reforço no conteúdo de segurança ativa e assistentes de condução.
Voltando para a segunda geração da Amarok apresentada hoje, a VW detalha que a picape cresceu 96 mm, resultando em um comprimento final de 5,35 m.
O ganho de 137 mm no entre-eixos, totalizando 3,27 m, também resulta em uma cabine mais espaçosa para os cinco passageiros.
Outra melhoria relevante para quem utiliza a picape fora do asfalto é a capacidade de imersão, que subiu dos 500 mm da primeira geração para 800 mm na picape atualizada.
Assim como visto na nova geração da Ranger, a VW trouxe para a nova Amarok um interior bem mais sofisticado, que pode receber uma central multimídia com tela de até 12” no formato vertical.
Em seus novos catálogos mais completos, chamados PanAmericana e Aventura, a Amarok contará com sistema de som premium Harman Kardon e um acabamento diferenciado para o painel, com finalização que aparenta couro e costuras contrastantes.
A Volkswagen tem como um dos referenciais para a nova geração da Amarok posicionar o modelo como uma “picape premium”, sendo este seu grande apelo na categoria.
Em termos de capacidade de carga, a nova Amarok poderá suportar até 1,16 tonelada, sendo que a configuração cabine simples pode acomodar até dois pallets europeus.
Ao todo a Volkswagen terá um portfólio de 5 opções de motorização, incluindo até mesmo uma versão turbo a gasolina (TSI). Os catálogos diesel tomam como base a unidade 2.0, com 150 cv ou 170 cv. Ele também terá uma configuração biturbo de 204 ou 209 cv dependendo do mercado.
A Amarok topo de linha seguirá com uma opção V6 turbodiesel, calibrado para oferecer até 241 ou 250 cv também dependendo do país onde ela será comercializada.
Segundo a Volkswagen Commercial Vehicles, a nova Amarok passa a contar com a opção do câmbio automático de 10 marchas substituindo a caixa anterior com 8 velocidades. Também serão ofertadas as opções automática 6 marchas e manual, com 5 ou 6 velocidades, de acordo com o motor.
A nova Amarok será oferecida com duas opções do sistema 4Motion de tração 4x4, dependendo do país.
O primeiro deles será do tipo selecionável, enquanto a segunda opção oferece tração integral permanente. De acordo com a VW, a segunda geração da Amarok terá capacidade de reboque para até 3,5 toneladas, dependendo da configuração mecânica.
Por fim, recebendo um amplo reforço na tecnologia e eletrônica a bordo, a nova Amarok conta com mais de 20 assistentes de condução, entre eles o piloto automático adaptativo com controle automático da velocidade por meio da identificação de placas de sinalização, entre outros itens.