Demanda PCD reprimida faz T-Cross liderar mercado em julho
Perto do fim do mês, SUV da Volkswagen passava de 8 mil emplacamentos, quase 10% a mais que o Onix
A pandemia do coronavírus continua a virar o mercado de veículos novos de cabeça para baixo. Após a surpreendente liderança da Volkswagen em junho após anos, agora um modelo da marca alemã está chamando a atenção neste mês, o SUV T-Cross.
Desde o começo de julho, o utilitário esportivo tem se mantido como o modelo mais emplacado do país e com boa margem. Segundo dados desta segunda-feira, 27, o T-Cross acumulava 8.011 unidades vendidas, cerca de 10% a mais que o Onix, e maior marca obtida pelo veículo desde que foi lançado, no início do ano passado.
Mas o que explica essa explosão de vendas do modelo da VW? É fato que o T-Cross tem colecionado bons números, mas ele nem é a maior novidade do segmento de SUVs compactos desde que o novo Tracker foi lançado. A explicação do fenômeno, segundo a montadora, é uma demanda reprimida da versão Sense, destinada ao público PCD.
Para atender esse volume de pedidos, a fábrica de São José dos Pinhais (PR), onde o T-Cross é montado, voltou a trabalhar no dia 1º de junho.
Dois terços dos emplacamentos em São Paulo
Autoo fez um levantamento de vendas por estado para descobrir de onde vem tamanha demanda pelo T-Cross. A explicação está no mercado paulista que respondia por quase dois terços dos emplacamentos do modelo (veja quadro). Eram 5,1 mil unidades no estado contra pouco menos de 1,9 mil Onix, o carro mais vendido do país no acumulado de 2020.
Embora o T-Cross tenha números significativos em outras regiões, o fenômeno não se repete em qualquer estado. O melhor resultado do Volks depois de São Paulo é em Minas Gerais, onde vendia 569 contra 561 carros do Onix- o estado é conhecido por emplacar muitas unidades de frotistas.
De fato, São Paulo passou um longo tempo sem exibir números significativos de emplacamentos por conta das restrições introduzidas pela quarentena no estado que fechou o Detran. É estranho, no entanto, que essa demanda reprimida só afete o T-Cross PCD.
Coincidência ou não, a Volks está alterando o pacote de itens oferecidos pelo SUV, conforme antecipou o Autoo no início do mês. Entre as mudanças estão a retirada da central multimídia e rodas de liga leve e a redução da garantia para apenas um ano.