Cotado para o Brasil, novo SUV elétrico da VW ganha teaser
Modelo ID.4 será apresentada oficialmente nas próximas semanas e seguir estratégia de eletrificação da fabricante
A Volkswagen vem passando por uma transformação que pretende projetar a marca como uma das maiores fabricantes de veículos elétricos do mundo. Por meio dos modelos da família ID, a marca vem aumentando o número de veículo em seu portfólio alimentados por eletricidade. Depois do hatch ID.3, o próximo lançamento deve ser o SUV médio ID.4.
A marca antecipou um pouco mais a respeito do desse novo utilitário esportivo elétrico. Sem dar muitos detalhes, a VW afirmou que o ID.4 será apresentado “em uma questão de semanas”. A empresa divulgou também alguns coloridos teasers do SUV antecipando como deve ficar o resultado final da novidade. O modelo estava cotado para marca presença no Salão do Automóvel de São Paulo (SP) em 2020, antes de o evento ser cancelado.
Pelos teasers, é possível ver que a linguagem visual do novo VW ID.4 será muito similar a usada pelo ID.3. Traz uma dianteira característica, sem uma grade frontal proeminente e com faróis afilados. Na lateral, a característica linha de cintura curvada está presente, enquanto a traseira traz um elemento plástico ligando as duas pontas.
Em uma olhada rápida, parece até um ID.3 crescido. Por dentro, as imagens mostram um painel de instrumentos digital com alavanca de câmbio integrada, idêntico ao usado pelo ID.3. O teaser mostra também que as imagens do VW ID.4 vazadas pelo governo chinês em junho já exibiam o visual final da novidade.
Mesmo com o maior evento automotivo do Brasil cancelado, a expectativa é a de que a Volkswagen também traga o ID.4 ao Brasil como parte de seu plano de apresentar seis novos modelos elétricos ou híbridos no mercado nacional até 2023. Além de veículos puramente elétricos, são aguardados novos carros da linha GTE híbrida plugável, que permite a locomoção em modo 100% elétrico por trechos curtos.
Os registros chineses mostraram que o VW ID.4 terá 4,59 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,63 m de altura e 2,76 m de entre-eixos. O que já foi confirmado é que a novidade usará a mesma arquitetura MEB da empresa, exclusiva para elétricos. A marca afirma que oferecerá mais de um conjunto de baterias e, na mais capaz, a autonomia chegará a 500 km.