Corolla e Novo Polo conquistam cinco estrelas no Latin NCAP
Sedã da Toyota, com mais itens de segurança, e hatch compacto recém lançado foram alento em meio a resultados negativos de outros veículos
Desta vez você, leitor, não lerá aqui mais um lamento a respeito dos baixos resultados de segurança dos automóveis vendidos no Brasil. Com raras exceções, os recentes testes de impacto promovidos pelo Latin NCAP, instituto independente de segurança viária, apontam falhas graves em veículos comercializados na América Latina, mas na série de teste divulgada nesta terça-feira (26) os dados são otimistas.
O Latin NCAP divulgou os resultados do Toyota Corolla reestilizado e também do novo Polo, hatch compacto premium que a Volkswagen lança nesta semana. E os números não poderiam ser melhores: ambos receberam cinco estrelas tanto em segurança para adultos quanto para crianças.
Não à toa, os dois carros são projetos globais não apenas no nome, mas também em sua fabricação – há quem venda produtos iguais no estilo ao que encontramos no exterior, mas utilizando componentes menos nobres, permitidos pela nossa legislação digamos “relaxada”.
Corolla com ESP
No mais recente facelift, o Corolla não só foi atualizado no visual como ganhou sete airbags de série e também o tão requisitado controle de estabilidade, um “pecado” que a Toyota perpetrou por anos sem muita dor na consciência. Pois agora com os dois itens de segurança o sedã se mostrou seguro em impactos frontal, lateral e lateral contra poste. De quebra, mostrou que pode proteger uma criança de três anos que estiver sentada de costas para o motorista.
Curiosidade: o modelo testado pelo Latin NCAP é o fabricado no Tennesse, no interior dos Estados Unidos, porém, é considerado válido para qualquer Corolla vendido e fabricado no mundo, um esforço da montadora para mostrar que o veículo é realmente global em todos os sentidos.
Estreia com o pé direito
A “ficha” havia caído na direção da Volkswagen: o Brasil já não via a marca alemã como antigamente quando era o tal sinônimo de carro. Ao contrário, os modelos, superados por uma avalanche de novos rivais nos últimos anos. Por isso foi preciso apelar para o expediente da “nova Volkswagen” e o primeiro “filho” dessa era acaba de chegar ao mercado, o novo Polo.
Projeto lançado ao mesmo tempo que na matriz Alemanha, o hatch premium é o primeiro de quatro lançamentos que vão mudar o portfólio da marca alemã no país e mostrar que seus carros têm muita tecnologia embarcada e segurança.
Esse último item foi comprovado agora pelo Latin NCAP. Construído sobre a plataforma MQB, o Polo, com seus quatro airbags de série e ESP incluso, também repetiu o resultado do Corolla com cinco estrelas em ambas as avaliações. Tem Isofix de série e cinto de três pontas para todos os ocupantes, além de uma carroceria avançada que suportou todos os impactos. O instituto, inclusive, deu ao Volks o prêmio “Latin NCAP Advanced Award” por proteger até mesmo o pedestre.
Que as próximas edições do Latin NCAP sejam positivas como esta.
Veja também: Fiat Mobi decepciona no Latin NCAP