Confirmado: Volkswagen Golf GTI voltará a ser vendido no Brasil em 2025
Versão esportiva desembarca no ano que vem, mas ainda não há detalhes divulgados pela fabricante
A Volkswagen confirma que vai trazer de volta ao Brasil o Golf GTI, agora na geração 8,5, a partir do ano que vem. A informação foi dada pelo CEO da marca no Brasil, Ciro Possobom, mas sem detalhes sobre qual é o volume que será trazido, preço, data de chegada, entre outros dados.
VEJA TAMBÉM:
Pelo menos, os fãs do Golf têm a boa notícia da volta da versão esportiva ao país. Esperava-se que poderia ser a topo de R, para fazer frente ao Honda Civic Type R e ao GR Corolla, mas teremos que nos contentar com a GTI. De qualquer forma, as mudanças no Golf devem agradar não apenas aos fãs do modelo. As novidades começam com um novo sistema multimídia e tecnologia eletrônica aprimorada de assistência ao motorista.
O carro está com visual renovado, o que inclui frente com novos detalhes e traseira com retoques nos difusores e ar e saídas de escape cromadas com novo formato na versão GTI.O pacote de alterações ainda tem faróis de LED com tecnologia matricial nas versões mais equipadas e , em alguns mercados, o emblema VW na frente passou a ser iluminado.
Nova central multimídia inteligente
Imagem: Divulgação
No interior, há um painel revisado e tela do sistema multimídia de 10,4 polegadas (ante 8,3 polegadas anteriormente) como padrão, e outra de 12,9 polegadas disponível como opcional. Bom também é que o Golf passa a ter página inicial do multimídia configurável e o assistente de voz agora integra o popular sistema ChatGPT, com inteligência artificial.
Isso significa que o assistente de voz agora também pode fornecer informações mais específicas, incluindo respostas a perguntas de conhecimentos gerais, além de controlar funções do veículo, como controles climáticos, mídia e navegação. Outras atualizações incluem um sistema de câmeras com visão surround e capacidade de estacionamento remoto
Desempenhio empolgante
Imagem: Divulgação
No caso da versão GTI, o motor continua sendo o 2.0 turbo EA 888, mas para a Europa, a potência máxima aumentou 15 cv, para um total de 262 cv, potência parra acelerar de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos, conforme a fabricante. O GTI atual tem 241 cv em outros mercados. A tração vai para as rodas dianteiras com ajuda do câmbio automático de dupla embreagem e 7 marchas, já que o manual não está mais disponível.
Será a última leva do Golf movido apenas por motor a combustão. Então, melhor os fãs começarem a se preparar para se despedir da ideia de um motor a gasolina. Mas ainda há algum tempo, pois a plataforma SSP dos esportivos elétricos só estará pronta por volta de 2028.
Imagem: Divulgação
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.