Com fim da SpaceFox, Fiat Weekend é a única station wagon compacta no mercado
Após mais de uma década em linha, VW esgota todas as unidades da SpaceFox
Elas foram atropeladas comercialmente pelos SUVs (assim como as minivans) e agora resta apenas uma opção de station wagon mais acessível no Brasil. A Volkswagen retirou nesta semana do seu site comercial a SpaceFox, sinalizando que as unidades que ainda restavam na rede de concessionários foram finalmente vendidas. A produção da SpaceFox na Argentina, como o Autoo havia noticiado, encerrou em janeiro deste ano. Como a VW levou cerca de nove meses para finalizar o estoque que ainda havia da SpaceFox, isso demonstra como a procura por esse tipo de modelo em nosso país decaiu ao longo dos últimos anos.
Derivada do Fox, a SpaceFox contou com apenas uma geração no Brasil. Lançada em 2006, a station passou por duas atualizações visuais e de acabamento, uma em 2010 e outra em 2015. O modelo sempre foi oferecido apenas com motor 1.6 8V, sendo que a opção Highline recebeu o propulsor 1.6 16V mais moderno em 2015 junto com o câmbio manual de 6 marchas. A station também contou com uma variante aventureira, a Space Cross, que ficou em linha de 2011 a 2017.
Como você pode conferir no ranking histórico do Autoo, a SpaceFox chegou a ter momentos de boa procura no país, comercializando 31.915 unidades em 2009. Neste ano, entretanto, apenas 1.737 SpaceFox foram emplacadas. Atendendo a demanda do público, fica claro que a Volkswagen vai centrar esforços na produção de SUVs compactos, ofensiva que começou com o T-Cross e seguirá com o T-Sport e Tarek nos próximos meses.
Para quem não se sente atraído por SUVs e sedans e deseja um carro familiar mais acessível, vai encontrar como única opção no mercado hoje em dia a Fiat Weekend. O modelo é comercializado em duas versões, a Attractive 1.4 manual tabelada em R$ 67.990 e a Adventure 1.8 16V manual, que tem preço sugerido em caros R$ 85.590. Nascida em conjunto com o projeto do Palio, a Weekend está em sua linha 2020, mas tem um projeto extremamente datado. A tendência é que os futuros SUVs que a Fiat está preparando também acabem por ocupar o lugar da Weekend na linha de produção de Betim (MG).