Citroën Aircross e outros 4 modelos que decepcionaram nas vendas em 2024

Mesmo sendo o SUV mais barato do Brasil, faltou fôlego para superar a concorrência; veja mais
Citroën C3 Aircross 2024

Citroën C3 Aircross 2024 | Imagem: Divulgação

Entre os modelos que decepcionaram nas vendas em 2024  temos o Citroën Aircross, que chegou como um SUV de 7 lugares com certo apelo, mas até agora não deslanchou. Outro que não se deu bem é o Volvo EX30, o elétrico mais em conta da marca, com soluções ousadas, mas que não se refletiram nas vendas.

VEJA TAMBÉM:

O sedã médio BYD King veio como o modelo que iria desbancar o Toyota Corolla nas vendas, mas ainda está bem longe disso, apesar conseguir ser bem equipado, confortável e econômico. 

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

Conheça os principais motivos destes e de outros carros que decepcionaram nas vendas em 2024.

1- Volvo EX30

Volvo EX30 2025
Volvo EX30 2025 chegou como o elétrico mais em conta da marca, mas tem mostrado desempenho modesto nas vendas
Imagem: Divulgação

O Volvo EX30 é um SUV 100% elétrico que tinha tudo para dar certo desde o início de sua importação no Brasil, em maio deste ano. Em março, a Volvo havia batido o recorde de vendas no mercado global com a soma de nada mais de 78.970 unidades, ou seja, um aumento de 25% comparado ao mesmo período do ano passado.

Mas, no Brasil, suas vendas têm minguado nos últimos tempos após vender em junho 666 unidades. No entanto, em novembro, foram apenas 169 unidades, contra 176 no mês anterior, por exemplo.

Embora não seja um volume desprezível para um importado, se esperava mais porque ele nasceu para ser a porta de entrada da marca sueca.

Hoje, o menor SUV da Volvo está disponível no Brasil com apenas com motor elétrico traseiro de 272 cv de potência que permite um alcance de até 338 km dependendo da versão.

Os preços vão de R$ 229.950 e R$ 299.950, sendo que esta última teve um acréscimo de R$ 6 mil em dezembro.

2- Citroën Aircross

O SUV de sete lugares da marca francesa foi lançado há um ano e a expectativa era grande a respeito do desempenho do modelo no mercado. Mas o carro chegou mais simples do que deveria, faltando até itens básicos do conforto para a categoria, como chave canivete e ar-condicionado digital. 

Esses deslizes foram corrigidos em setembro, mesmo assim, as vendas não deslancharam até agora. De acordo com o ranking AUTOO, com base nos dados do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), o melhor mês de vendas do Citroën Aircross foi em agosto, com 1.049 unidades. 

Depois, caiu para 568 em setembro, subiu um pouco para 648 em outubro e voltou a cair de novo para 541 unidades em novembro. No acumulado de 11 meses, o Aircross está com 7.642 unidades, em 10º lugar, bem abaixo dos rivais. 

O SUV vem com motor 1.0 turboflex  1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque, que funciona com câmbio automático CVT, que simula até 7 marchas. Os preços começam em R$ 115.990 e vão até R$ 138.590 na versão topo de linha Shine.

3- Volkswagen Amarok

Volkswagen Amarok 2025
Volkswagen Amarok 2025 mudou pouco e ainda está bem atrás das picapes médias mais vendidas 
Imagem: Divulgação

Já bem conhecida entre os brasileiros desde 2010, quando as primeiras unidades desembarcaram da Argentina, a Volkswagen Amarok nunca teve a fama de uma Hilux, Ranger ou S10. A falta de mais opções de versões e motores talvez foi um entrave para a caminhonete da VW ser mais competitiva.

Além disso, ela mudou pouco desde quando chegou ao Brasil, ficando defasada perante outras picapes da categoria. Se há 14 anos era um modelo tecnicamente avançado, hoje isso foi compensado pelas rivais.

Em agosto de 2024 foi quando ocorreu a sua última mudança estilística, mas nem isso a animou nas vendas. Em outubro, foi o melhor desempenho da Amarok com 1.141 vendas, mas no mês seguinte, suas vendas despencaram 36%, com apenas 836 unidades.

A Volkswagen Amarok segue sendo vendida em três versões, com preços que vão de R$ 313.990 a R$ 354.990, todas equipadas com motor turbodiesel 3.0 V6 TDI de 258 cv, e caixa automática de 8 marchas.  

4- BYD King

BYD King 2025
BYD King 2025 consegue ser um sedã médio econômico, mas ainda não chegou perto do Corolla nas vendas
Imagem: Divulgação

Quando  a BYD lançou o sedã King usou a imagem do Rei Pelé para mostrar que o carro iria se tornar o "novo rei das ruas". Mas não é o que tem acontecido desde que modelo foi lançado, em junho. A ideia era fazer frente ao Toyota Corolla, tradicional líder de vendas do segmento, mas essa meta ainda está longe de ser alcançada.

O BYD King está com 2.988 unidades vendidas de junho a novembro, muito atrás do Corolla (34.115). A esperança é que em 2025 o modelo acelere o ritmo e comece a chegar mais perto do rival. Entre outubro e novembro, houve um salto significativo, de 585 para 1.075 unidades.

O sedã da marca chinesa vem com motor 1.5 a combustão, que rende 110 cv, que funciona como gerador e que trabalha com outro elértrico, chegando a uma potência combinada de 235 cv. Com isso, consegue boa economia de combustível no dia a dia, fazendo 16,8 kml de gasolina na cidade e 14,7 km/l na estrada, de acordo com o Inmetro.

5- Hyundai Palisade

Hyundai Palisade já com o facelift apresentado em sua linha 2023
Hyundai Palisade chegou ao Brasil e, depois de apenas cinco meses, já mudou em diversos mercados
Imagem: Divulgação

O Hyundai Palisade é o maior SUV da marca coreana disponível no mercado brasileiro e traz várias vantagens para quem procura por um SUV espaçoso. Afinal, são 4,98 metros de comprimento, 1,98 m de largura, 1,75 m de altura e 2,90 m de distância entre-eixos, suficiente para acomodar com muito conforto seus oito passageiros. Para empurrar esse volume todo, o motor é um V6 3.8 a gasolina que desempenha a potência de 295 cv e torque de 36,1 kgfm de torque, graças a ajuda da transmissão automática de oito marchas.

Apesar das vantagens, o Hyundai Palisade, que começou a ser importado da Coreia do Sul a partir de agosto, já ficou defasado. Isso porque lá fora a empresa tinha acabado de revelar uma nova geração, com desenho mais arrojado e uma série de novidades. Apesar de ser um modelo já ‘datado’, é um SUV que custa salgados R$ 449.990.

 

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.