Carros compactos vão mal em crash-test nos EUA

Teste de colisões reprova modelos vendidos no Brasil, como Fiat 500, Honda Fit e Ford Fiesta

Fiat 500 é reprovado | Imagem: IHSS

Carros compactos são práticos, baratos e mais ecológicos do que automóveis maiores. Mais fáceis de manobrar, leves e com grande apelo econômico, constituem o segmento mais popular do Brasil. Mas, aparentemente, suas vantagens acabam por aí. Segundo testes de colisões realizados nos Estados Unidos, os carros pequenos são inseguros.

O Instituto de Segurança nas Estradas Norte-Americanas (IIHS) testou doze modelos compactos, dentre eles Ford Fiesta, Honda Fit, Fiat 500 e o Nissan Versa. Má notícia: os resultados não foram satisfatórios. Apenas um modelo, o Chevrolet Spark, que não é vendido no Brasil, teve resultado geral considerado aceitável.

Os demais foram reprovados. O Ford Fiesta, por exemplo, obteve o melhor resultado dos modelos que são vendidos no Brasil e mesmo assim falhou. O compacto tirou nota abaixo da média no resultado geral e no quesito estrutura, mas na avaliação do comportamento o modelo tirou a pior nota possível.

O pior colocado do ranking de segurança foi o novo Honda Fit, que chega ao mercado nacional no segundo semestre. O modelo da companhia japonesa recebeu avalição ruim no quesito geral e estrutura e, no comportamento, ficou apenas abaixo da média. O Fiat 500 foi apenas um pouco melhor, falhando nos três quesitos principais, porém recebendo notas mais satisfatórias nas avaliações de possíveis ferimentos ao ocupantes.
 
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Para piorar, os modelos testados nos Estados Unidos não são idênticos aos oferecidos no Brasil. Na maioria dos casos, são melhores. As companhias automotivas sempre dão uma “secadinha” no automóvel quando o trazem ao Brasil. E, se os nossos carros obtém melhores resultados nos testes de colisões realizados na América Latina, uma das possíveis explicações é que estes são menos exigentes nos testes.
 
O Brasil não abandonou a segurança automotiva, apesar de estar atrás de muitos países mais desenvolvidos. Por aqui, adotamos a exigência de airbag duplo e freios com sistemas antitravamento para todos os veículos fabricados em 2014, o que é um passo em direção a deixá-los mais seguros.