Avaliamos o sistema Park Assist do Tiguan
Recurso do crossover da Volkswagen facilita balizas, mas só funciona em vagas espaçosas
Em meio ao lançamento da Saveiro Cross, a Volkswagen aproveitou para demonstrar o sistema Park Assist, lançado como opcional no crossover Tiguan. Por R$ 3 765, o recurso traz câmera traseira e sensores dianteiros, além do próprio dispositivo que faz a baliza sem necessidade de intervenção do motorista.
Testamos agora a pouco o sistema e seu funcionamento surpreendeu. Após acionar o sistema no painel, basta cruzar a hipotética vaga para que o Park Assist calcule se o tamanho possibilita a manobra. Para isso, são precisos cerca de 5,5 m no caso do Tiguan.
Se o espaço foi suficiente, basta seguir as orientações do computador de bordo e deixar o volante solto. Ao motorista cabe apenas dosar frenagem e aceleração além da troca das marchas.
Como dissemos, a operação é surreal, mas tem limites ainda. Além de o espaço mínimo ser um tanto grande, ainda mais em cidades congestionadas como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, o sistema para o veículo a uma boa distância do meio-fio. Embora seja até dentro da lei, o espaço inviabiliza o uso em ruas muito apertadas.
A Volkswagen decidiu investir no Tiguan e o sistema Park Assist é uma das ações para aumentar as vendas do crossover, que teve o preço reduzido de quase R$ 125 mil para R$ 100 mil. O objetivo é vender cerca de 300 unidades por mês em breve.