Apenas 20% de todos os T-Cross vendidos em julho foram para pessoas físicas
Demanda reprimida por modelos PcD pode ter inflado os números de comercialização do SUV da VW no mês passado
Enquanto a economia vem lidando com as consequências da pandemia da Covid-19, as vendas de veículos 0 km vêm se recuperando. No mês passado, o Volkswagen T-Cross surpreendeu ao ser o veículo mais vendido de julho, superando até mesmo o Chevrolet Onix, o segundo colocado.
No entanto, as 10.221 unidades de Volkswagen T-Cross emplacadas no mês passado precisam ser colocadas em perspectiva. De acordo com os dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o SUV emplacou o dobro do registrado em junho, mas isso não significa que o modelo está fazendo sucesso com o público convencional.
Os dados de emplacamentos para Vendas Diretas, como as que ocorrem para frotistas, empresas e público PcD, mostraram que o Volkswagen T-Cross esteve altamente dependente desse tipo de transação para atingir a liderança geral do ranking. Das mais de 10 mil unidades comercializadas no mês passado, 8.124 delas foram em regime de Vendas Diretas.
Ou seja, 79,5% de todos os novos T-Cross emplacados em julho não foram comercializados para pessoas físicas. Entre as marcas, a própria Volkswagen também é a líder em Vendas Diretas, com mais de 30% de participação no total emplacamentos por meio desse regime diferenciado de vendas.
Vale reforçar que, desde o início do distanciamento social em março, alguns Detrans ao redor do país não estão operando, ou trabalhando de forma reduzida, o que reprimiu alguns emplacamentos. Outros SUVs, como o Jeep Renegade, também possuem um número elevado de comercialização por Vendas Diretas. No caso do modelo entrada da Jeep, das 4.735 unidades emplacadas em julho, 3.382 unidades (71,4%) não foram para pessoas físicas.
Por último, o lançamento do Volkswagen Nivus pode ter indiretamente dado uma ajuda ao T-Cross. Concessionários da marca na região da capital paulista ouvidos pelo Autoo afirmaram que, enquanto o Nivus tem atraído muitas pessoas para as lojas, a indisponibilidade do SUV cupê para pronta entrega tem feito muitos compradores optarem pelo SUV convencional.