Análise: quando escolher o Nivus Comfortline e quando é melhor partir para o Highline
Avaliamos a configuração de entrada do VW, hoje custando menos de R$ 90 mil
Mesmo em um ano nada fácil para a economia devido aos reflexos do novo coronavírus, ao ter registrado mais de 3.200 unidades vendidas em setembro é possível dizer que o recém-lançado Volkswagen Nivus prova a cada dia que sua receita foi muito bem pensada para atender os desejos do público brasileiro.
Ao derivar de um hatch compacto, no caso o VW Polo, o Nivus é um produto muito competente para quem não precisa de muito espaço interno e gostaria de um modelo com o apelo de robustez dos utilitários esportivos aliado a uma carroceria mais arrojada. É, sem dúvida, um bom automóvel para um solteiro (a) ou um casal ainda sem filhos. Se a família já é mais numerosa, recomendamos você olhar para um SUV compacto propriamente dito.
Apesar de maior em comprimento do que o VW T-Cross, por exemplo, e superar o primo na capacidade do porta-malas (415 litros do Nivus contra 373 litros do T-Cross), a cabine do Nivus é mais acanhada no espaço traseiro por herdar a mesma concepção do irmão Polo.
De uma forma correta em nossa opinião, a Volkswagen preparou um catalogo bastante enxuto de versões para o Nivus, já reunindo em suas duas opções os principais recursos que mostram-se fundamentais em um carro posicionado bem acima dos R$ 80 mil.
Quando devemos optar por cada uma das versões?
Você já conferiu aqui no Autoo nossa avaliação do Nivus Highline, versão mais completa do modelo. Agora chegou a vez de passarmos mais tempo com sua versão de entrada Comfortline, hoje tabelada em exatos R$ 87.350 considerando a cor Preto Ninja sem custo adicional.
Em nossa opinião, o Nivus Comfortline traz de fábrica um custo-benefício muito competente, o que faz dessa versão uma escolha muito sensata e equilibrada para quem considera adquirir o crossover.
O Nivus tem apenas um conjunto mecânico, no caso o motor 1.0 TSI e o câmbio automático de 6 marchas, o que torna a escolha ainda mais fácil.
De série, a versão Comfortline entrega um competente pacote, com destaque para os faróis de LED, 6 airbags, controles de tração e estabilidade, rodas de liga leve aro 16”, sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré. O Nivus Comfortline recebe a central multimídia “Composition Touch”, a qual, se não é a mais moderna da fabricante, já oferece as plataformas Apple CarPlay e Android Auto, suprindo muito bem o que se espera em termos de conectividade.
Um dos pontos fortes do Nivus vai para o seu bom nível de assistentes de condução. Eles podem ser incorporados como um opcional de R$ 3.590 para o Nivus Comfortline em um pacote chamado VW Play & Tech, elevando o preço final do crossover para R$ 90.940.
Com o opcional, o Nivus Comfortline recebe o piloto automático adaptativo (ACC), um bom recurso para quem trafega constantemente por rodovias, além do alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência (AEB). É elogiável o esforço da Volkswagen em difundir essa importante dupla de segurança ao cobrar um preço bem competitivo para o pacote opcional. O mesmo traz ainda para o Nivus Comfortline a nova central multimídia VW Play, com tela de 10” e visual diferenciado.
Claro que o salto é grande, mas se você deseja o Nivus com o pacote de tecnologia superior e o orçamento permitir, recomendamos você migrar para a versão Highline, atualmente com preço sugerido de R$ 99.950.
A grande vantagem do Nivus Highline é já trazer de série o ACC e o AEB, além da central multimídia VW Play. Por conta disso, você já terá um modelo melhor precificado olhando para a revenda no futuro, além de ganhar em liquidez, uma vez que a tendência dos consumidores que não abrem mão dos assistentes de condução também é de buscar por um modelo mais completo.
O salto financeiro entre o Nivus Comfortline e o Highline é grande, mas vale a pena destacar que a opção mais cara acrescenta também o revestimento interno de couro, ar-condicionado automático digital, sensor de estacionamento dianteiro, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, rodas de liga leve aro 17” e o mecanismo de chave presencial. O cada vez mais desejado painel de instrumentos digital, que atua em conjunto com a central VW Play, é outro item de série no Nivus topo de linha.
Além de muito completo, o Nivus Highline também conta com alguns diferenciais estéticos, como o rack de teto com pintura especial, entre outros.
Em resumo, se você se sente atraído pelo estilo do Nivus e ele atende suas necessidades em termos de espaço interno e funcionalidade, a versão de entrada Comfortline já é uma pedida muito competente levando em conta seu preço e a lista de itens de série. Caso você queira o pacote mais sofisticado de tecnologia, a recomendação seria partir de vez para o Nivus Highline por conta de todos os detalhes que elencamos acima. Logo, basta ponderar todos os pontos e efetuar sua decisão. Esperamos ter ajudado!
Ficha técnica
Volkswagen Nivus 2021 Highline 1.0 12V flex automático 4p | |
---|---|
Preço | R$ 98.290 (07/2020) |
Categoria | Aventureiro compacto |
Vendas acumuladas neste ano | 16.242 unidades |
Motor | 3 cilindros, 999 cm³ |
Potência | 116 cv a 5500 rpm (gasolina) |
Torque | 20,4 kgfm a 2000 rpm |
Dimensões | Comprimento 4,266 m, largura 1,757 m, altura 1,493 m, entreeixos 2,566 m |
Peso em ordem de marcha | 1199 kg |
Tanque de combustível | 52 litros |
Porta-malas | 415 litros |