Além de confirmar novo Golf GTI para 2025, VW restaura raridade de 2008

Exemplar da geração 4,5 passa a fazer parte do acervo de clássicos da Garagem VW, em São Paulo
Volkswagen Golf GTI

Volkswagen Golf GTI | Imagem: Carlos Guimarães

Além de ter mostrado o novo Golf GTI da geração 8,5, a Volkswagen  revelou pela primeira vez o exemplar GTI de 2008, que foi restaurado e acaba de ser integrado ao acervo da Garagem VW, onde estão outros clássicos da marca. O carro está pintado na cor Preto Magic e tem câmbio automático sequencial de 5 marchas. Mas, vale lembrar que também houve poucas unidades com caixa manual.

VEJA TAMBÉM:

Com apenas 20 mil km rodados, o exemplar foi restaurado dentro dos padrões de qualidade da fábrica e ficou seis meses sendo preparado, o que incluiu desmontagem e limpeza do conjunto motor e câmbio, troca de óleo e filtros, troca de componentes de suspensão, micro pintura em regiões externas da carroceria, além da revitalização de bancos e plásticos internos.

Vem com motor 1.8 turbo, a gasolina, que rende até 193 cv com gasolina podium, de maior octanagem, combustível que faz o torque máximo chegar nos 25,4 kgfm. Com gasolina comum ou aditivada, fica nos 180 cv e 23,4 kgfm. Pode acelerar de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e atingir 227 km/h, de acordo com a fabricante.

Volkswagen Golf GTI
Volkswagen Golf GTI de 2008 tem instrumentos com fundo branco, o que não é comum no modelo europeu  
Imagem: Divulgação

Nesta geração, o GTI trazia, de série, um generoso pacote de equipamentos que incluía direção hidráulica, vidros e travas elétricas, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro, faróis com iluminação “Cool Blue”, retrovisores com o pisca integrado, porta-óculos, alarme anti-furto e rastreador via satélite.

Foi o primeiro Golf GTI a ter pinças vermelhas de freio e mudou o padrão da Volkswagen quando o assunto é padrão dos instrumentos. Isso porque tem mostradores  com fundo branco e iluminação clara também, o que a matriz não estava acostumada. O revestimento de couro bicolor também mudou paradigmas e faz parte dos detalhes que fazem deste carro um clássico da marca.

Volkswagen Gol GTI
Volkswagen Gol GTI tinha lanternas de LED que davam ideia de uma turbina de avião, diz a fabricante
Imagem: Carlos Guimarães

O novo Golf GTI MK 8,5

Volkswagen Golf GTI
Volkswagen Golf GTI da última geração tem até o logo da marca iluminado, bem como a grade frontal
Imagem: Carlos Guimarães

A Volkswagen também confirmou a chegada do novo Golf GTI ao Brasil em 2025. A reportagem de AUTOO esteve na fábrica, em São Bernardo do Campo (SP), onde o carro foi mostrado junto com outras gerações do hatch esportivo. Pelo o que apuramos, detalhes sobre a data exata da chegada da novidade, bem como preço e volume, serão divulgados apenas a partir do início do ano que vem.

O que se sabe por enquanto é que a versão que será importada virá equipada com motor 2.0 turbo, o já conhecido EA888, mas com 265 cv, potência conseguida com uma nova calibragem, entre outros ajustes sobre os quais a Volkswagen não quis dar mais detalhes. o câmbio é automatizado, de dupla embreagem, 7 marchas  e tração dianteira.

De acordo com dados da fabricante, o novo Golf GTI que chegará ao Brasil pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,9 segundos e tem quatro modos de condução, além de amortecedores adaptativos. Entre os itens de série, há sistema de som de alta fidelidade Karman Kardon e multimidia com tela de 12 polegadas

O novo Golf GTI deverá chegar ao Brasil na faixa dos R$ 400 mil, um pouco abaixodo Honda Civic Type R (R$ 429 mil) e do Toyota GR Corolla (R$ 416.990). Perguntado sobre a escolha da versão GTI e não da ainda mais esportiva R do Golf, André Drigo, gerente executivo de desenvolvimento de produtos da VW, respondeu que o GTI é o mais adequado ao mercado brasileiro, tanto do ponto de vista do marketing quando do técnico. 

Volkswagen Golf GTI
Volkswagen Golf GTI pode acelerar de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, comforme a marca alemã
Imagem: Carlos Guimarães

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise