Além de confirmar novo Golf GTI para 2025, VW restaura raridade de 2008
Exemplar da geração 4,5 passa a fazer parte do acervo de clássicos da Garagem VW, em São Paulo
Além de ter mostrado o novo Golf GTI da geração 8,5, a Volkswagen revelou pela primeira vez o exemplar GTI de 2008, que foi restaurado e acaba de ser integrado ao acervo da Garagem VW, onde estão outros clássicos da marca. O carro está pintado na cor Preto Magic e tem câmbio automático sequencial de 5 marchas. Mas, vale lembrar que também houve poucas unidades com caixa manual.
VEJA TAMBÉM:
- Há exatos 50 anos, saia da linha de montagem o primeiro VW Golf; veja fotos
- Confirmado: Volkswagen Golf GTI voltará a ser vendido no Brasil em 2025
Com apenas 20 mil km rodados, o exemplar foi restaurado dentro dos padrões de qualidade da fábrica e ficou seis meses sendo preparado, o que incluiu desmontagem e limpeza do conjunto motor e câmbio, troca de óleo e filtros, troca de componentes de suspensão, micro pintura em regiões externas da carroceria, além da revitalização de bancos e plásticos internos.
Vem com motor 1.8 turbo, a gasolina, que rende até 193 cv com gasolina podium, de maior octanagem, combustível que faz o torque máximo chegar nos 25,4 kgfm. Com gasolina comum ou aditivada, fica nos 180 cv e 23,4 kgfm. Pode acelerar de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e atingir 227 km/h, de acordo com a fabricante.
Imagem: Divulgação
Nesta geração, o GTI trazia, de série, um generoso pacote de equipamentos que incluía direção hidráulica, vidros e travas elétricas, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro, faróis com iluminação “Cool Blue”, retrovisores com o pisca integrado, porta-óculos, alarme anti-furto e rastreador via satélite.
Foi o primeiro Golf GTI a ter pinças vermelhas de freio e mudou o padrão da Volkswagen quando o assunto é padrão dos instrumentos. Isso porque tem mostradores com fundo branco e iluminação clara também, o que a matriz não estava acostumada. O revestimento de couro bicolor também mudou paradigmas e faz parte dos detalhes que fazem deste carro um clássico da marca.
Imagem: Carlos Guimarães
O novo Golf GTI MK 8,5
Imagem: Carlos Guimarães
A Volkswagen também confirmou a chegada do novo Golf GTI ao Brasil em 2025. A reportagem de AUTOO esteve na fábrica, em São Bernardo do Campo (SP), onde o carro foi mostrado junto com outras gerações do hatch esportivo. Pelo o que apuramos, detalhes sobre a data exata da chegada da novidade, bem como preço e volume, serão divulgados apenas a partir do início do ano que vem.
O que se sabe por enquanto é que a versão que será importada virá equipada com motor 2.0 turbo, o já conhecido EA888, mas com 265 cv, potência conseguida com uma nova calibragem, entre outros ajustes sobre os quais a Volkswagen não quis dar mais detalhes. o câmbio é automatizado, de dupla embreagem, 7 marchas e tração dianteira.
De acordo com dados da fabricante, o novo Golf GTI que chegará ao Brasil pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,9 segundos e tem quatro modos de condução, além de amortecedores adaptativos. Entre os itens de série, há sistema de som de alta fidelidade Karman Kardon e multimidia com tela de 12 polegadas
O novo Golf GTI deverá chegar ao Brasil na faixa dos R$ 400 mil, um pouco abaixodo Honda Civic Type R (R$ 429 mil) e do Toyota GR Corolla (R$ 416.990). Perguntado sobre a escolha da versão GTI e não da ainda mais esportiva R do Golf, André Drigo, gerente executivo de desenvolvimento de produtos da VW, respondeu que o GTI é o mais adequado ao mercado brasileiro, tanto do ponto de vista do marketing quando do técnico.
Imagem: Carlos Guimarães
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.