Agile despenca nas vendas em 2014

Hatch da Chevrolet, apesar de renovado recentemente, registra queda de 578%. Onix seria um dos motivos da falta de interessados

Chevrolet Agile LTZ 2014 | Imagem: GM

A divisão brasileira da GM colocou seus carros compactos para brigarem entre si e o que mais está “apanhando” é o Agile. Apesar de ter sido reformulado recentemente, em outubro de 2013, quando ganhou novo visual e mais equipamentos, o modelo está cada vez mais em baixa no mercado nacional.

Segundo dados da Federação Nacional de Distribuidores de Veículos (Fenabrave), em janeiro deste ano foram emplacados 4.684 unidades do Agile contra apenas 810 carros em abril, o que representa uma queda de 578%. Segundo a assessoria de comunicação da marca, isso está acontecendo pois os clientes estão preferindo comprar outros carros compactos da GM. Em outras palavras, a empresa admitiu que está ocorrendo canibalização interna.

Também jogam contra o Agile o veterano Celta, mais barato, e com menos força o Sonic, um carro mais sofisticado em termos de conforto e tecnologia. Não por acaso, concessionários GM têm o veículo a pronta entrega em qualquer versão e pintura. Entrar e sair de uma loja com um Onix no mesmo dia, por exemplo, é mais difícil. Ou seja, está sobrando Agile nas lojas.

Avaliação: Chevrolet acerta a mão com o Onix

O melhor resultado anual de vendas do Agile foi em 2011, com 73.260 unidades vendidas. Já o melhor resultado mensal foi registrado em dezembro de 2010, quando a GM emplacou 8.841 unidades do carro. Já o pior resultado veio em março deste ano, com apenas 795 vendas, uma diferença de 1.112% comparado ao melhor resultado.

O Chevrolet Agile foi lançado no último trimestre de 2009 como uma solução de emergência da GM para ter algo novo no segmento de compactos. A marca estava vivendo um momento de dificuldade financeira, por isso criou o novo modelo utilizando a plataforma do primeiro Corsa vendido no Brasil, que havia estreado em 1994. Mesmo assim, fez relativo sucesso, principalmente em 2010 e 2011.

Avaliação: Agile 2014 suaviza visual para sobreviver entre Onix e Sonic

Com a chegada do Onix, em outubro de 2012, as vendas do Agile desde então começaram a cair até chegar ao ponto atual. O Onix, em contrapartida, é o atual quarto automóvel mais vendido no Brasil. 

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise