Acabou o mistério: Tera é o nome do novo SUV da Volkswagen

Rival de Fiat Pulse e Renault Kardian será lançado em 2025 com motor 1.0 turbo
Emblema com o nome do novo Volkswagen Tera

Emblema com o nome do novo Volkswagen Tera | Imagem: Reprodução

Depois de muita especulação, pistas e suspense, a Volkswagen revelou que seu novo SUV compacto vai se chamar Tera. O nome foi dado após mais de 700 milhões de sugestões dadas no site da marca após ela mesmo dizer que ele teria até cinco letras.

Segundo a Volkswagen, Tera foi escolhido por começar com a letra “T”, tradição histórica da Volkswagen em todo o mundo para nomear seus SUVs. Nivus é uma exceção.

"Tera é um forte que tem capacidade para carregar muitas histórias. Ele será um divisor de águas no mercado e um novo ícone pop para o Brasil”, completa Ciro Possobom, CEO e presidente da Volkswagen do Brasil.

Além do nome, a marca divulgou um vídeo que mostra poucos detalhes da grade e do emblema na tampa traseira.

SUV compacto que a Volkswagen vai lançar em 2025: nome terá cinco letras
Volkswagen Tera é o novo SUV da Volkswagen para 2025 
Imagem: Divulgação

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

Como é o Tera

O novo Tera é aguardado para 2025 com motor 1.0 turbo em duas configurações. A 170 TSI terá 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades.

Já a configuração 200 TSI tem 128 cv e 20,4 kgfm, sempre automática de seis marchas. A Volkswagen já trabalha em versões híbridas leves para brigar justamente com o novo Fiat Pulse Hybrid.

Ele chega para brigar com Fiat Pulse e Renault Kardian na faixa entre os R$ 110 mil e os R$ 150 mil. Seu porte deverá ser próximo ao dos rivais, com cerca de 4,10 metros de comprimento. O entre-eixos será o mesmo do Polo, com 2,57 m. Os dois carros compartilham a plataforma A0.

O SUV seguirá a nova identidade visual da marca, já usada no novo Tayron. Faróis grade frontal são os mesmos do novo Nivus. O para-choque dianteiro será exclusivo, assim como as lanternas traseiras de LED em peça única.

O interior vai se distanciar dos outros SUVs da marca, com acabamento mais simples. As saídas de ar nas extremidades do painel serão redondas e a central multimídia será destacada. São aguardados equipamentos como ar-condicionado digital e sistema Adas de condução semi-autônoma.

Fernando Pedroso

Apaixonado por carros desde criança, se formou em jornalismo para trabalhar com automóveis. Realiza esse sonho desde 2006, e participando no AUTOO a partir de 2023