A ofensiva de novos produtos da Volkswagen no Brasil

Para tornar-se mais competitiva, alemã promoverá uma boa atualização na linha nos próximos 18 meses
Volkswagen Tiguan 2018

Volkswagen Tiguan 2018 | Imagem: Divulgação

Para recuperar-se do escândalo do diesel que abalou fortemente a reputação da marca nos EUA e Europa, além da clara intenção de recuperar suas forças em mercados outrora com uma presença muito relevante da marca, como era o caso do Brasil, a Volkswagen prepara uma grande ofensiva de novos produtos em nível global. Com isso, a fabricante alemã espera abafar os resquícios do “dieselgate”, que repercutiu até mesmo por aqui, e abrir caminho para recuperar a participação perdida em muitos mercados.

Se na Europa e nos EUA essa “nova Volkswagen” nasce na forma de pesados investimentos em veículos elétricos, com nenhum tipo de emissão de poluentes para criar uma imagem mais positiva frente ao público, aqui no Brasil veremos uma interessante atualização da gama ao longo dos próximos 18 meses. A marca também está destinando uma boa quantidade de dinheiro ao nosso país, mais precisamente um total de R$ 7 bilhões até 2020.

Com isso, o Brasil foi beneficiado com a nacionalização do interessante motor 1.0 TSI e a moderna plataforma MQB finalmente passa a figurar nas fábricas da VW no país, começando pelas unidades Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), e em São José dos Pinhais (PR).

A parte brasileira da ofensiva global da Volkswagen começará em novembro deste ano com a chegada do Polo 2018 às concessionárias. O mais novo hatch do conglomerado alemão trará muitos equipamentos inéditos para a categoria, uma construção de alto nível e um conjunto mecânico moderno e eficiente para destacar a Volkswagen no segmento dos hatches compactos, faixa do mercado onde ela mais carece de um produto competitivo. O Gol e o Fox, dizem os executivos da empresa, seguem em linha normalmente, bem como o subcompacto up!. Apesar de ainda entregar muitas qualidades, o Gol já não tem o mesmo vigor de alguns anos atrás sobretudo após a chegada de novos rivais na categoria, como o Hyundai HB20, Chevrolet Onix, dentre outros. Ao que tudo indica, o público se “cansou” um pouco do modelo.

Pela força e a reputação que o Gol conquistou em nosso mercado, lembre-se que ele foi o carro mais vendido do Brasil por 27 anos, é bem possível que a Volkswagen mantenha o Gol em linha como uma opção de hatch compacto mais acessível, provavelmente mantendo apenas a versão 1.0 em linha, nos moldes do que a Fiat fez com o Palio após a chegada do Argo. Um modelo que corre risco, contudo, será o Fox em especial pela sobreposição de preços que ele deverá apresentar com o novo Polo. A tendência é que ele saia de linha aos poucos, até mesmo para abrir espaço na linha de produção paranaense para o primeiro SUV nacional da Volkswagen, como abordaremos mais para frente.

Depois do novo Polo, no primeiro trimestre de 2018 quem ganhará as ruas brasileiras será o Virtus, sedã que nasce como o segundo membro da “família MQB” no Brasil. Ele deverá afetar pouco a vida do Voyage, que, assim como o Gol, deve abraçar de vez o posto de sedã mais acessível dentro da gama Volkswagen. Caberá ao Virtus atuar em um segmento onde hoje o Honda City nada de braçada e sem nenhum concorrente de peso, ou seja, o dos sedãs que entregam ótimo espaço interno e porta-malas, como ocorre nas categorias de entrada, porém não descuidam do bom acabamento e nível de equipamentos.

Assim como o Polo, o Virtus também deverá contar com a opção do motor 1.0 TSI ligado ao câmbio automático de 6 marchas. A Volkswagen não deverá ofertar para ele, ao contrário do Polo, uma versão 1.0 aspirada. Pelo tamanho e proposta do Virtus, essa configuração 1.0 não deverá cair muito bem para o novo sedã. 

Mas não é só na parte de baixo da gama que a Volkswagen prepara novidades importantes. 

Ainda no primeiro semestre de 2018 também é esperada por aqui a chegada da nova geração do Tiguan. O modelo desembarca inicialmente em sua inédita configuração 7 lugares com motor 2.0 TSI e um bom pacote de equipamentos, bem como o sistema de tração integral 4Motion.

Partindo para modelos mais caros, o sedã médio Jetta terá a nova geração revelada até o fim deste ano nos EUA, sendo que é mais um que deverá ser lançado no Brasil ao longo de 2018. Apesar dos conjuntos mecânicos competitivos que o Jetta entrega hoje no Brasil, com os motores 1.4 e 2.0 TSI, ambos com turbo e injeção direta, falta ao modelo uma atualização não só no visual bem como na parte interna. Com isso, ele deverá ganhar mais apelo para conquistar os clientes que hoje miram no Toyota Corolla e no Honda Civic.

Atualmente o modelo mais caro oferecido pela Volkswagen no Brasil, o Touareg estreia sua nova geração em novembro deste ano na Europa, também podendo desembarcar por aqui até o fim de 2018. Apesar das vendas sempre comedidas por aqui, o Touareg funciona como um “carro de imagem” para a Volkswagen no país e sua importação deverá ser mantida.

Descendo um pouco de patamar, mas ainda falando sobre SUVs, até o fim de 2018 é bem possível que o terceiro membro da gama MQB nacional coloque suas rodas nas concessionárias. Trata-se do aguardado utilitário esportivo derivado do T-Roc, que finalmente posicionará a Volkswagen no segmento mais aquecido do mercado brasileiro. Ele chegará com a promessa de bom espaço interno, alto nível de tecnologia embarcada e visual chamativo como notamos no modelo europeu. 

Por fim, para 2019, é possível que a Volkswagen guarde o quarto – e até o momento o derradeiro modelo confirmado da gama MQB brasileira – no caso uma picape que transitará entre a Saveiro e a Amarok, com tamanho e proposta semelhantes às de Fiat Toro e Renault Duster Oroch. Alguns rumores dão conta de que o nome dessa novidade poderá ser Tharu. Ela deverá compartilhar as qualidades que veremos no T-Roc com o apelo da maior versatilidade para cargas proporcionado pela caçamba, uma receita que caiu no gosto do brasileiro com a Toro colecionando ótimos números de venda. Ainda falando sobre picapes, em breve deverá chegar às lojas a Amarok com motorização V6 diesel.  

Como podemos ver, assim como a GM, a Volkswagen prepara uma bela investida no Brasil para firmar sua posição como uma das marcas líderes em nosso mercado. Pela inovação e tudo que os novos modelos podem trazer para suas respectivas categorias, com certeza eles farão barulho. E você vai acompanhar tudo sobre eles aqui no AUTOO!

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis