Do que os donos de Volkswagen Polo têm mais reclamado na internet?

Entre as principais queixas, destacam-se problemas mecânicos, falhas no acabamento e dificuldades com a assistência técnica
Volkswagen Polo 2023

Volkswagen Polo 2023 | Imagem: Divulgação

O Volkswagen Polo é o hatch compacto que retornou ao Brasil em outubro de 2017 e conquistou um público fiel no país, graças ao seu design moderno, desempenho e boa reputação da marca.

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As opções de motor vão desde o motor 1.0 MPI até o 1.0 TSI, oferecendo um equilíbrio entre bom desempenho e economia de combustível, atendendo a diferentes perfis de consumidores. Ainda restam algumas unidades da versão GTS com motor 1.4 turboflex, mas apenas em estoque, conforme apurou a reportagem de AUTOO

No entanto, como qualquer outro veículo, o Polo não está imune a críticas e problemas relatados por seus proprietários em plataformas especializadas de defesa do consumidor.

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Volkswagen Polo 2023
Volkswagen Polo Track é a versão mais vendida do hatch, de aspecto simples, mas funcional
Imagem: Divulgação

As reclamações mais comuns

  • Problemas mecânicos: Alguns proprietários relatam falhas em componentes como embreagem, suspensão e motor.
  • Acabamento: A qualidade do acabamento interno tem sido alvo de críticas, com relatos de ruídos, peças mal encaixadas e materiais de baixa durabilidade.
  • Assistência técnica: A rede de concessionárias da Volkswagen também tem sido alvo de reclamações, com relatos de demora no atendimento, dificuldade em agendar revisões e falta de peças.

Reclamações dos donos de Volkswagen Polo

Problemas mecânicos

Um proprietário de um Volkswagen Polo 2020 relatou que o veículo começou a apresentar vibrações no volante ao atingir a velocidade de 80 km/h. Algumas peças foram substituídas como parte da tentativa de reparo. No entanto, mesmo após as trocas realizadas, a situação permaneceu sem solução.

Outro proprietário de um Volkswagen Polo informou que, com menos de 20.000 km rodados, a embreagem do veículo começou a apresentar problemas de patinação. Ao levar o carro à concessionária, foi informado de que a peça não estava mais coberta pela garantia, gerando insatisfação devido à baixa quilometragem do veículo e ao custo inesperado do reparo.

Nesse caso, um dono de um Volkswagen Polo 1.0 TSI disse que seu veículo apresentou falhas no motor e perda de potência durante o uso. Foi identificado um defeito na bobina de ignição. Contudo, o proprietário mostrou descontentamento com o valor elevado cobrado pelo reparo, visto que esperava maior acessibilidade na resolução do problema.

Acabamento

Muitos proprietários reclamam da utilização de plásticos duros e de baixa qualidade no interior do veículo, que transmitem uma sensação de fragilidade e podem gerar ruídos com o tempo.

Além da forma como as portas são encaixadas e os materiais utilizados nas maçanetas e revestimentos internos são frequentemente alvo de críticas.

“As borrachas das portas não vedam direito, permitindo a entrada de água e poeira no interior do veículo." A Volkswagen informou, por meio da plataforma, que entrou em contato com o consumidor e declarou que a situação mencionada foi esclarecida.

"As portas do meu Polo não fecham direito e fazem um barulho chato ao trafegar na estrada. Já levei na concessionária várias vezes, mas o problema persiste.”

Neste caso, a reclamação ainda não foi respondida pela Volkswagen até o momento da elaboração desta matéria.

"O tecido do teto do meu Polo começou a descolar e o painel apresenta riscos com muita facilidade. Parece que o carro é muito frágil. Fora que as maçanetas das portas já estão com aparência de desgaste, e alguns botões do painel têm um encaixe frouxo.”

Em resposta, a Volkswagen esclareceu que a falha mencionada não foi causada por um defeito do produto, mas sim por agentes externos, e, por esse motivo, não há obrigatoriedade da montadora em arcar com os custos relacionados.

O consumidor discordou do posicionamento da Volkswagen e reitera que a falha mencionada ocorreu dentro de condições normais de uso do veículo. Ele questiona a alegação de que agentes externos seriam responsáveis pelo problema e enfatiza que espera uma reavaliação do caso, considerando os direitos do consumidor e a garantia de qualidade esperada do produto.         

Volkswagen Polo 2023
Volkswagen tem volante multifuncional para controlar o computador de bordo entre outras funções
Imagem: Divulgação

Assistência técnica

Consumidores têm relatado problemas recorrentes com a assistência técnica, incluindo falta de agilidade no atendimento, diagnósticos incorretos e dificuldades na obtenção de peças.

Um proprietário de Polo TSi 2019 relatou que seu carro apresentou falha nos freios e, ao levar à oficina, foi constatado que a mangueira do servo freio precisava ser trocada. A peça, no entanto, não estava disponível, e o SAC da Volkswagen informou que não havia prazo para entrega

O veículo ficou imobilizado por ser uma peça de segurança, e o proprietário, que depende do carro para levar seus pais idosos a consultas, questionou a falta de cumprimento do Código de Defesa do Consumidor.

Em um caso mais grave, o consumidor levou seu Polo à concessionária com um problema específico, mas o mecânico diagnosticou outro defeito e realizou o reparo incorreto. Após várias tentativas de solucionar o problema, o veículo continuou com falhas, exigindo que o consumidor retornasse diversas vezes à assistência técnica.

Um terceiro relato dizia: "Meu Polo precisa de uma peça simples e a concessionária informou que não tinha em estoque. Estou tendo que esperar semanas pela peça e ficar sem o carro durante esse período."

A Volkswagen respondeu que “temos o prazer de informar que a peça já foi faturada e está a caminho. Recomendamos que você entre em contato diretamente com a autorizada para dar continuidade às tratativas de reparo do seu veículo.”

 

Volkswagen Polo 2023
Volkswagen Polo vem com lanternas fumês, calotas de plástico pintadas de preto e porta-malas de 300 litros de capacidade
 Imagem: Divulgação

 

 

 

 

 

Stephanie Gomes

Estudante do 2º ano de comunicação, Stephanie escolheu a profissão por acreditar no poder transformador do jornalismo.