5 carros que mais subiram e caíram nas vendas em setembro

Gol e Saveiro, da Volks, lideraram ambos os rankings no mês passado
Volkswagen Saveiro 2022

Volkswagen Saveiro 2022 | Imagem: Divulgação

Ainda sob forte de influência dos problemas de produção que afetam a indústria automobilística, as vendas de veículos em setembro mostraram uma enorme variação, dependendo do modelo em questão.

Carros que aparentavam viver um momento de alta, como o Gol, experimentaram uma queda significativa, muitas vezes ligada a abastecimento da rede ou vendas para frotistas.

Para pinçar um quadro dessa instabilidade, apresentamos a seguir os 5 veículos que mais cresceram e os que mais caíram no mês passado. O critério de escolha foi ter emplacado ao menos mil unidades em agosto. Confira:

5 carros que mais cresceram em setembro

1º Volkswagen Saveiro: 62,5% (de 2.836 para 4.608 unidades)

A picape da família Gol vem num crescente desde que a Volks conseguiu restabelecer a produção. Trata-se do melhor resultado do ano de longe, mas certamente influenciado pela demanda reprimida.

2º Renault Oroch: 44,7% (de 1.134 para 1.641 unidades)

Outra picape em nossa lista, desta vez a ‘compacta-média’ Oroch, que recentemente recebeu como novidade o motor turbo 1.3 e mudanças visuais. Assim como a Saveiro, o utilitário da Renault vem subindo nas vendas enquanto sua rival mais cara, a Toro, anda empacada.

3º Chevrolet Spin: 36,1% (de 1.515 para 2.062 unidades)

Representante solitária das minivans compactas, a Spin também teve seu melhor momento em 2022, com 2 mil carros vendidos. O modelo da Chevrolet tem tudo para registrar seu melhor ano desde 2019, a despeito da queda no interesse por esse segmento.

4º CAOA Chery Tiggo 8: 34,1% (de 1.188 para 1.593 unidades)

O SUV Tiggo 8 registrou o maior volume de emplacamentos mensais de um modelo da CAOA Chery desde que a sociedade entre as duas empresas foi criada. O patamar de quase 1,6 mil unidades só havia sido superado em 2011 pelo compacto QQ ainda nos tempos das vacas gordas.

5º Volkswagen Taos: 21,8% (de 1.167 para 1.421 unidades)

O SUV argentino Taos é um injustiçado no Brasil, como AUTOO explicou anteriormente. Mesmo sendo um veículo tecnicamente superior, não chega perto das vendas do Corolla Cross e do Compass. Mas em setembro essa distância foi menor, embora seus rivais estejam ainda bem distantes.

Toyota SW4 2022
Toyota SW4 2022
Imagem: Divulgação

5 carros que mais caíram em setembro

1º Volkswagen Gol: -50,7% (de 11.719 para 5.773 unidades)

O Gol vinha sendo uma atração nos emplacamentos, chegando a liderar em alguns meses após um começo de ano ruim. Mas tudo indica que esse período de bonança tem mais a ver com a reta final de produção antes que o modelo seja descontinuado em dezembro.

2ª Toyota SW4: -37,9% (de 1.221 para 758 unidades)

O “SUV raiz” da Toyota ainda é de longe o modelo de grande porte mais vendido no Brasil, com quase 10 mil unidades emplacadas em 2022. Mas em setembro ele teve um tropeço, com seu menor volume de vendas no ano. Nada que gere preocupação na Toyota.

3º Fiat Strada: -30% (de 14.157 para 9.908 unidades)

A Strada sobra na ponta do ranking de veículos e tem todo direito de um “respiro”. Ele ocorreu no mês passado após a picape da Fiat ter atingido seu maior volume de vendas no ano em agosto, com mais de 14 mil unidades emplacadas.

4º Renault Sandero: -22,5% (de 1.002 para 777 unidades)

O hatch Sandero não é sombra do que foi no passado e já faz tempo. De líder em casa, o Renault hoje figura na 6ª posição entre os mais vendidos da marca, atrás até mesmo do irmão Logan, ao qual sempre superou.

5º Peugeot 208: -21,6% (de 2.825 para 2.214 unidades)

“Rei” da venda direta, o hatch 208 tem um comportamento de emplacamentos para lá de estranho. Passa o mês com poucos registros de vendas para então “explodir” nos últimos dias. Só que em setembro a Peugeot não conseguiu encontrar clientes em Minas Gerais, onde geralmente faz “sucesso”.

VEJA TAMBÉM:

Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis