VW Polo 2018 brasileiro chega às lojas em novembro e terá opção 1.0 aspirada

Presidente da marca no país confirmou o mês de estreia de um dos lançamentos mais aguardados do ano
Volkswagen Polo 2018

Volkswagen Polo 2018 | Imagem: Divulgação

Aos poucos, como era esperado, a Volkswagen revela mais informações da nova geração do Polo, seu principal lançamento para este ano e um dos mais aguardados para o mercado nacional.

Durante a cerimônia que marcou o início da produção do hatch na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), o presidente e CEO da Volkswagen do Brasil e América do Sul, David Powels, confirmou que o Polo 2018 chegará às lojas em novembro deste ano. O sedã derivado da mesma família, o Virtus, está previsto para ganhar as ruas brasileiras já no primeiro trimestre do ano que vem.

O principal executivo da VW no Brasil também formalizou nesta segunda-feira (14) a destinação de R$ 2,6 bilhões para a modernização, validação, desenvolvimento local de peças e qualificação de pessoal da unidade Anchieta. O montante faz parte de um total de R$ 7 bilhões que a Volkswagen destinará ao país até 2020. Atualmente só a picape Saveiro é produzida em São Bernardo do Campo e Powels destaca que, apesar da chegada de novos produtos não estão nos planos novas contratações para a planta. A ideia, de acordo com o presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, é aproveitar os funcionários que atualmente encontram-se em lay-off para atender o aumento na demanda da produção. 

Em conjunto com o Polo e o Virtus, a nova família de compactos da Volkswagen ainda contará com um SUV e uma picape. Todos já são baseados na moderna plataforma modular MQB, uma das razões do maciço investimento que a gigante alemã está promovendo no Brasil, o que permitirá produzir modelos com elevado nível de segurança e equipamentos.

Uma curiosidade muito alardeada pela Volkswagen é que a nova geração do Polo começa a ser fabricana na unidade Anchieta exatos 60 anos o início da produção da Kombi por aqui. “Estamos construindo uma nova Volkswagen e 2017 marcará uma virada de página para nós. Estamos nos reinventando com uma nova mentalidade, muito mais energia e ainda mais alinhada com as expectativas de nossos clientes”, promete Powels.

Segundo comunicado da fabricante, com o investimento de R$ 2,6 bilhões para a unidade no ABC paulista o setor de estamparia recebeu 214 novas ferramentas, 373 robôs de última geração e a área de pintura foi reprogramada e customizada para receber as novas cores que farão parte da gama Polo e Virtus.

O AUTOO esteve presente no evento dentro da unidade Anchieta, onde várias unidades do Polo estavam expostas com somente as partes dianteira e traseira ainda camufladas, dois pontos em que o hatch brasileiro trará novidades em relação ao europeu conforme podemos ver nos flagras do sedã Virtus.  

Apesar da marca até o momento ter confirmado apenas a presença do motor 1.0 TSI e da transmissão automática de 6 marchas provavelmente compondo aquela que será a versão topo de linha do hatch, o AUTOO conseguiu constatar que o Polo 2018 também terá uma variante 1.0 aspirada com câmbio manual de 5 marchas como sua versão mais acessível.

O selo do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular presente em um dos modelos na linha de montagem, como você pode ver na galeria de fotos, confirma a informação e ainda nos permite constatar as boas médias de 12,9 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada, ambas com gasolina.

A versão de entrada do Polo 2018 contava com rodas aro 15” e deverá ofertar central multimídia ao menos como opcional. Os carros ainda estavam trancados, contudo os plásticos presente no painel e no console central nos pareceram de aspecto um pouco simples demais. Porém só poderemos emitir uma opinião definitiva após o acesso completo ao carro. A previsão, pelo menos no início das vendas, é que o Polo não tire nenhum outro hatch de linha, sendo que a gama segue composta pelo up!, Gol, Fox, bem como os sedãs Voyage e Jetta. 

De qualquer forma, o fato do Polo 2018 contar com uma opção 1.0 aspirada nos sinaliza que ele terá preços competitivos e uma estratégia bem semelhante ao do Fiat Argo, que transita em uma faixa entre R$ 46.800 (versão Drive 1.0) até R$ 70.600 (HGT 1.8 automática).

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa