Veja os 10 carros de 2023 que menos perderam valor depois de um ano
Lista geral do "Selo Maior Valor de Revenda Autos" conta com 93 veículos a combustão e eletrificados
Com base na lista de 93 veículos da 10ª edição, Selo Maior Valor de Revenda – Autos dos veículos, resolvemos listar 10 modelos em geral que tiveram a menor desvalorização do mercado. O período da análise compreende os meses de setembro de 2022 até agosto de 2023.
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O estudo feito pela Agência Autoinforme destaca que agora a lista geral está subdividida em duas categorias: ‘Motores a combustão’ e ‘Eletrificados’. Entre os mais valorizados do ano ficou o Honda HR-V com índice de depreciação de apenas -2,8% e o Porsche Cayenne -2,5%. Dessa forma, a avaliação prova que a tese popular “Saiu da concessionária, o carro já perdeu 10%, 15% até 20%”, é infundada neste caso.
Confira abaixo os 10 modelos que tiveram o maior valor de revenda no Brasil.
10º- Chevrolet Onix: - 6,2% (a combustão)
Presente entre os brasileiros desde 2012, o hatch da Chevrolet ocupa a segunda posição - perdendo só para o Volkswagen Polo - entre os veículos do segmento “Automóveis” mais vendidos, segundo a Fenabrave. Foram 10.657 unidades vendidas do Onix no mês de outubro e no acumulado, 81.403 exemplares.
Atualmente, ele é vendido em sete versões, todas equipadas com motor 1.0 aspirado e câmbio manual de seis marchas ou turbo com transmissão automática com seis velocidades.
9º- Honda City: - 5,8% (a combustão)
O sedã traz inúmeras vantagens que faz dele um excelente custo-benefício que reflete diretamente na sua valorização. O espaço interno é uma das utilidades mais bem avaliadas. Acomoda bem todos os ocupantes, com destaque para a ausência do túnel central que favorece o passageiro do meio do banco traseiro.
Já o seu porta-malas conta com incríveis 519 litros, maior até que o do sedã Honda Civic Advance Hybrid (495 litros). Além disso, o City foi bem avaliado no teste de impacto Latin NCAP.
8º- BMW 330E Plug-in: - 5,4% (eletrificado)
Importado da Alemanha, o 330E da BMW tem motor 2.0 turbo híbrido plug-in com 292 cv de potência combinada e 42,8 kgfm de torque total. A esportividade, é complementada através da transmissão automática esportiva com trocas por aletas atrás no volante (shift paddle).
Diferente das outras versões, a 330e M Sport traz acabamento interno em alumínio, chave presencial para acesso e partida e sistema de som Harman Kardon entre outros itens.
7º- Volvo XC40 Elétrico: - 5,2% (eletrificado)
Ele é um SUV compacto elétrico que combina luxo e desempenho. O modelo conta com duas versões, a Plus que traz como destaques o Google Assistant, Google Maps e Google Play Store (pacote incluído por quatro anos) e teto panorâmico e a topo de linha Ultimate que acrescenta sistema de som Harman Kardon e câmera 360° entre os recursos mais importantes.
Com autonomia de até 500 km, o Volvo XC40 Recharge leva 28 minutos para o carregamento rápido (10-80%).
6º- Toyota RAV4 Híbrido: - 4,7% (eletrificado)
Outro SUV que agrega muita tecnologia. Para isso, traz um conjunto híbrido formado por três motores elétricos e um propulsor a combustão de 2.5 L DOHC (222 cv combinada) e transmissão Transaxle CVT de 7 velocidades.
Além disso, conta com: sete airbags, alerta de ponto cego e TSS (Toyota Safety Sense) com controle adaptativo de velocidade de cruzeiro, assistente de pré-colisão, sistema de alerta de oscilação, farol alto automático e sistema de alerta de mudança de faixa com controle de direção.
5º- Volvo XC90 Plug-in: - 4,5% (eletrificado)
Outro modelo híbrido da Volvo que está entre os que menos desvalorizam, o XC90 Recharge tem como destaque o maior espaço interno e a motorização híbrida de alto desempenho em relação ao XC60 Recharge.
Possui motor 2.0 de quatro cilindros a gasolina que combinado a outro propulsor elétrico traseiro, juntos geram 455 cv de potência e 72,3 kgfm de torque. Na prática, o SUV de 2.950 kg é levado de zero a 100 km/h em apenas 5,3 segundos e atinge a velocidade final de 180 km/h, segundo dados de fábrica.
4º- Volkswagen Jetta: - 4,3% (a combustão)
Estabilidade, espaço interno, equipamentos, esportividade, robustez mecânica e desempenho são alguns dos pontos positivos do sedã da VW. Vendido em versão única GLI, esta é vendida com motor turbo de quatro cilindros 2.0 movido a gasolina e injeção direta de combustível que garante 231 cv e 35,7 kgfm.
Em parceria com uma caixa automatizada de sete velocidades, o sedã acelera de zero a 100 km/h em só 6,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 249 km/h.
3º- Porsche Cayenne: - 3,5% (a combustão)
Uma das marcas mais luxuosas e valiosas do mundo, e não é para menos. Ela saiu do tradicionalismos por diversas vezes e conseguiu se consagrar no mercado de veículos esportivos. O SUV Cayenne, por exemplo, foi lançado em 2002 e só acumulou prestígios.
Atualmente, a marca vende a variante Cayenne a combustão (gasolina) do Porsche na variante S e Cayenne Coupé na versão S com propulsor V8 de 474 cv e Turbo GT com motor V8 de 640 cv.
2-º Honda HR-V: - 2.8% (a combustão)
O SUV compacto da Honda definitivamente caiu nas graças do brasileiro. Produzido desde 2015 em Sumaré (SP), o modelo já está na sua segunda geração, lançada em 2022. No ranking da Fenabrave dos modelos mais vendidos de outubro, ele superou o Corolla Cross com 4.049 unidades (39.929 no acumulado), ante os 3.682 exemplares (35.037 no acumulado) do SUV da Toyota.
O HR-V está equipado com motor Vtec turbo flex com injeção direta de combustível de 1,5 litro que garante 177 cv e 24,5 kgfm.
1º- Porsche Cayenne Plug-in: - 2,5% (eletrificado)
Em 1898 o mestre Ferdinand Porsche mostrou o seu primeiro carro elétrico o Egger-Lohner C.2 Phaeton, o P1, que rendia de 3 cv a 5 cv e chegava a 25 km/h de velocidade máxima. Já em 1900, veio Lohner-Porsche Electromobile, com dois motores de 2,5 cv cada, montados nos cubos das rodas. Chegava a 37 km/h de final.
Hoje a marca é referência em eletrificados e só na ala de SUVs são sete opções: Cayenne E-Hybrid, S E-Hybrid e Turbo E-Hybrid e Coupé E-Hybrid, S E-Hybrid e Turbo E-Hybrid e Turbo GT).
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