Chevrolet S10 2021 estreia com novo visual, melhorias mecânicas e fica mais equipada
SUV e picape passam a contar com 6 airbags e série em todas as versões
Como já era esperado, a Chevrolet apresentou nesta terça-feira a linha 2021 da S10. A picape chega ao mercado nesta semana com um bom pacote de aprimoramentos estéticos, mecânicos e no nível de equipamentos.
Na parte externa, a versão topo de linha High Country da S10 2021 passa a contar com uma identidade visual própria em relação às demais versões. No caso da S10 mais cara, a grade é toda escura e traz o nome Chevrolet em alto relevo sobre uma barra central. A tradicional gravata dourada, emblema da marca, pela primeira vez aparece deslocada do centro, localizada agora mais embaixo, à esquerda, sobre uma trama tipo colmeia. Também passam a figurar na S10 High Country os faróis com iluminação por LED e para-choque dianteiro exclusivo.
Segundo a Chevrolet explica, o para-choque da S10 High Country conta com aplique central em cor diferenciada e uma moldura na parte inferior, que foi projetada para melhorar a capacidade do veículo de superar obstáculos, resultando num ângulo de ataque passou de 27 para 29 graus. A picape nessa versão também conta com rodas de liga leve aro 18”.
No caso do Trailblazer 2021, que chegará ao mercado em breve, o SUV com capacidade para 7 pessoas também contará com identidade frontal única e diferente em relação à picape.
A Chevrolet também adicionou um amortecedor para a tampa da caçamba da picape, facilitando seu manuseio e operação. De acordo com a fabricante, o recurso está presente de série na S10 topo de linha e será vendido como acessório para as demais versões (LS, Advantage, LT e LTZ). Essas opções mais acessíveis da S10 2021 “acompanham as evoluções estéticas, mas com diferenças de acabamento, como a grade com elementos cromados e o logo da Chevrolet no centro, além de rodas específicas”, acrescenta a Chevrolet.
Sem grandes evoluções no conjunto traseiro, a S10 2021 passa a ser equipada com uma câmera de ré de alta definição e conta com a função de engate. Traz linhas linha-guia específica e zoom para facilitar a operação. Ela também permite que o usuário acione temporariamente a câmera traseira em plena viagem para uma checagem da situação do reboque.
No campo da segurança, a S10 2021 passa a contar com boas evoluções. A picape média agora será oferecida com 6 airbags de série em todas as versões e também recebe um complemento relevante, no caso a frenagem autônoma de emergência a partir do catálogo LTZ. A tecnologia, no caso da S10, atua entre 8 e 80 km/h.
A Chevrolet também realizou reforços estruturais para a S10 2021, tornando-a até 20% mais resistente contra impactos frontais, pontua a fabricante.
Outro ponto que mostra evolução na picape média é a conectividade. A atualização de ano-modelo para a S10 trouxe ao modelo a mais recente geração (chamada 3.6) da central multimídia MyLink. A grande novidade é a projeção sem fio para Android Auto e Apple Car Play. Esta é a primeira aplicação deste recurso em um modelo da marca no país. Além disso, o aparelho oferece Wi-Fi nativo com um sinal até 12 vezes mais estável em relação a um smartphone.
Por fim, o motor 2.8 turbodiesel, que responde pela maior parte da procura da Chevrolet S10, passa a contar com uma nova turbina, a mesma que equipa a picape Chevrolet Colorado norte-americana. A vantagem do novo componente, explica a fabricante, é que ele conta com uma estrutura otimizada que deixa as acelerações mais progressivas. Para a integração da nova turbina, a engenharia trabalhou em diferentes calibrações para o motor 2.8, que segue com 200 cavalos de potência e 51 kgfm de força.
“Optamos por desenvolver diferentes calibrações, uma específica para as versões mais sofisticadas da picape e outra para as versões voltadas para o trabalho. Afinal, esses veículos atendem clientes com expectativas bem distintas”, explica Ricardo Fanucchi, diretor geral de engenharia de produto da GM América do Sul. A nova calibração consiste em melhor performance às versões mais sofisticadas, ampliando a sensação de agilidade em arrancadas e ultrapassagens, enquanto traz melhora de eficiência energética para as versões voltadas para o trabalho.
Com isso, a aceleração de 0 a 100 km/h ficou 0,2 s mais rápida, passando para 10,1s no modelo equipado com transmissão automática. Já a economia de combustível variou de 3% a 10%, dependendo da configuração e da condição. Para a S10 LS manual 4x4 turbodiesel, o consumo urbano agora é de 9,7 km/l com a carroceria cabine simples e atinge 9,4 km/l para a opção cabine dupla. Com isso, acrescenta a Chevrolet, o custo por quilômetro rodado com diesel nos modelos de entrada com transmissão manual de 6 marchas fica na faixa de R$ 0,35, quase o mesmo de um Onix Joy (R$ 0,32), no caso um hatch compacto 1.0 de entrada. As seis revisões iniciais da S10, portanto até os 60 mil km, somam R$ 6.060, um dos valores mais baixos do segmento.
O motor 2.5 flex segue em linha com nenhuma alteração mecânica, preservando os 206 cv e 27,3 kgfm de torque máximo. Atualmente essa motorização responde por cerca de 10% das vendas do segmento, sendo que, desse total, a Chevrolet S10 responde por 70% da procura de quem opta por uma picape média bicombustível.
A gama Chevrolet S10 2021 chega ao mercado com os seguintes valores:
Opções com motor 2.5 flex
Advantage Cabine Dupla flex 4x2 manual 6 marchas - R$ 125.390
LT Cabine Dupla flex 4x2 automática 6 marchas - R$ 141.990
LTZ Cabine Dupla flex 4x2 automática 6 marchas - R$ 146.790
LTZ Cabine Dupla flex 4x4 automática 6 marchas - R$ 156.690
Opções com motor 2.8 turbodiesel
LS Chassi Cab Cabine Simples 2.8 turbodiesel 4x4 manual 6 marchas - R$ 158.500
LS Cabine Simples 2.8 turbodiesel 4x4 manual 6 marchas - R$ 167.200
LS Cabine Dupla 2.8 turbodiesel 4x4 manual 6 marchas - R$ 169.200
LT Cabine Dupla 2.8 turbodiesel 4x4 automático 6 marchas - R$ 187.590
LTZ Cabine Dupla 2.8 turbodiesel 4x4 automático 6 marchas - R$ 206.190
High Country Cabine Dupla 2.8 turbodiesel 4x4 automático 6 marchas - R$ 213.290