Teste: Hyundai HB20 1.6 Premium 2017

Completando 5 anos de mercado, Hyundai HB20 atinge a maturidade com ótimo patamar de vendas
Hyundai HB20 2017

Hyundai HB20 2017 | Imagem: Divulgação

Você já conferiu aqui no AUTOO o teste do Chevrolet Onix, modelo que tornou-se o carro mais vendido no Brasil a partir de 2016 e desde então mantém a liderança do ranking de vendas do mercado brasileiro. Ele é seguido de perto pelo Hyundai HB20, que avaliamos aqui em sua versão topo de linha, a Premium 1.6 automática. Equipada com o revestimento interno de couro e a central multimídia, o hatch chega às lojas por R$ 67.720.

Completando 5 anos de mercado, não é exagero dizer que o HB20 ainda se mantém atual. Com um projeto muito bem concebido, o HB20 ainda é muito competitivo dentro da categoria e, como se diz na gíria, ainda tem bastante lenha para queimar. Aprimorado ao longo de sua bem-sucedida trajetória no Brasil, vale destacar algumas evoluções relevantes que o HB20 recebeu como a chegada do câmbio automático de 6 marchas em 2015, que tornou o modelo mais competitivo e permitiu aproveitar bem mais seu eficiente motor 1.6 16V. A suspensão traseira, que insistia em alcançar o fim de curso com facilidade e tornava-se um pouco desconfortável para os passageiros, também foi revista pela Hyundai e as críticas foram sanadas.

É fato que a Hyundai chegou bem depois no segmento e se esforçou para entregar um carro bem melhor do que encontrávamos até então no segmento, tendo como referências modelos consagrados por aqui como o Volkswagen Gol e os Fiat Palio e Uno até a primeira década dos anos 2000. Em 2012, quando chegou às lojas, o HB20 estreava com um visual arrojado e cativante, acabamento e qualidade superior de montagem e bons motores 1.0 com 3 cilindros e o 1.6 16V, que registrou ótimos números de desempenho em conjunto com o câmbio manual à época. Também colaborou para o sucesso do HB20 atributos como os 5 anos de garantia e os preços competitivos no pós-vendas.

Em 2017, o HB20 já começa a dar sinais de que está na hora da Hyundai começar a se mexer e finalizar a segunda geração do modelo, que tem tudo para estrear por volta de 2020 finalizando um ciclo mais do que justo de 7 anos de vida para o HB20 atual.

Se o acabamento ainda está compatível com o que os rivais diretos oferecem hoje no mercado, questões como o espaço interno é um dos pontos em que o HB20 precisa evoluir. Ele até que acomoda 4 adultos com relativo conforto, mas essas mesmas pessoas seguramente se instalam com mais conforto a bordo de um Toyota Etios ou um Renault Sandero. Ainda pesa a favor do HB20 o bom porta-malas, um dos melhores do segmento, e que se aproxima em capacidade até mesmo ao de hatches médios como o Volkswagen Golf.

 
 
Hyundai HB20 2016
 
Hyundai HB20 2016
Hyundai HB20 2016
blueMedia do HB20 com o Apple CarPlay
 
blueMedia do HB20 com o Apple CarPlay
blueMedia do HB20 com o Apple CarPlay
Hyundai HB20 D spec Concept
 
Hyundai HB20 D spec Concept
Hyundai HB20 D spec Concept
Hyundai HB20 2017
 
Hyundai HB20 2017
Hyundai HB20 2017
Hyundai HB20 2017
 
Hyundai HB20 2017
Hyundai HB20 2017
 
 

A cabine do HB20 ainda acerta muito bem na quantidade, tipo e distribuição dos porta-objetos e porta-copos, mas os plásticos utilizados poderiam ter um aspecto visual mais caprichado. As formas do painel causaram um bom efeito na época do lançamento, porém o excesso do arrojo é algo que tende a torna-se mais cansativo ao longo do tempo.

No que diz respeito à conectividade, algo que nenhum modelo mais pode ficar devendo independente da categoria, a central multimídia blueMedia cumpre o que se espera. Ela oferece suporte para os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, tela sensível ao toque de 7” e aceita a reprodução de CDs, algo que está se tornando cada vez mais raro. Alguns podem questionar a falta do navegador integrado, mas em tempos de Waze e Google Maps, ninguém mais faz questão do recurso. A câmera de ré, contudo, é uma ausência sentida. Ao menos a versão Premium conta com sensor de estacionamento de série.

Pelos R$ 67.720, o HB20 Premium completo ainda conta com computador de bordo, rodas de liga leve aro 15”, acendimento automático dos faróis e ar-condicionado automático digital, recursos que colaboram para o bem-estar a bordo.

Um traço bem característico do HB20, peculiar aos modelos asiáticos, é o rodar bem sólido e confortável. O modelo já merecia uma direção com assistência elétrica no lugar da hidráulica, que inclusive facilita as manobras em áreas urbanas, mas o HB20 segue com seu comportamento neutro e a suspensão ligeiramente rígida, agradando quem gosta de um carro mais esportivo.

Se a gente colocar o HB20 avaliado aqui ao lado do rival Chevrolet Onix, o carro mais vendido do país tem um preço bem mais competitivo. Na versão LTZ automática, o Onix tem valor sugerido de R$ 60.950. Vale destacar que, assim como o HB20, o Onix LTZ por esse preço conta com câmbio automático de 6 marchas e central multimídia com tela de 7”, porém fica devendo equipamentos como o ar-condicionado automático digital, sensor crepuscular, dentre outros. O motor do Onix, nesse caso, é o 1.4 8V, que, apesar de econômico, fica devendo em desempenho para o 1.6 16V do HB20 em especial com o carro carregado.

Por R$ 2.530 a menos em relação ao HB20 Premium completo, você pode levar um bom meio-termo entre o Hyundai e o Chevrolet, no caso o Toyota Etios em sua versão topo de linha Platinum. Por R$ 65.190, o modelo conta com eficiente motor 1.5 16V que é capaz de compensar o fato do hatch contar com uma transmissão automática de apenas 4 marchas. Bem equipado, o modelo conta com revestimento interno de couro e ainda traz uma central multimídia bem completa, que conta com navegador integrado, câmera de ré, TV digital, DVD e Bluetooth. Com um rodar semelhante ao do HB20, o Etios ainda é beneficiado pelo custo de manutenção competitivo e a boa reputação da rede de concessionários da marca.

É inegável que o HB20 Premium conta com um bom conjunto, o que explica em grande parte seu sucesso no mercado. Hoje, contudo, você encontra opções tão interessantes quanto o Hyundai só que por um preço bem mais atraente, como é o caso do Etios Platinum. O HB20 segue amparado pela imagem consagrada da Hyundai no Brasil e os atributos de pós-venda, porém está na hora de uma reciclagem para o modelo, algo que lhe daria condições de talvez almejar uma surpreendente conquista do primeiro lugar no ranking de vendas.

Ficha técnica

Hyundai HB20 2017 Premium 1.6 16V flex automático 4p
Preço R$ NaN (09/2019)
Categoria Hatch compacto
Vendas acumuladas neste ano 86.571 unidades
Motor 4 cilindros, 1591 cm³
Potência 122 cv a 6000 rpm (gasolina)
Torque 16 kgfm a 4500 rpm
Dimensões Comprimento 3,9 m, largura 1,68 m, altura 1,47 m, entreeixos 2,5 m
Peso em ordem de marcha 0 kg
Tanque de combustível 50 litros
Caçamba 0 litros
Veja ficha completa

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa