Renault e Honda já têm no exterior concorrentes para o futuro SUV 7 lugares da Citroën no Brasil

Modelo da marca francesa será produzido em Porto Real (RJ) e vai apostar no custo-benefício competitivo
Renault Triber 2020

Renault Triber 2020 | Imagem: Divulgação

Na semana passada, um vídeo muito interessante foi divulgado na Índia e antecipou uma novidade muito importante também para o mercado brasileiro. Trata-se, no caso, do futuro SUV 7 lugares irmão do Citroën C3 e que também será fabricado em Porto Real (RJ) ao lado do hatchback compacto. 

A novidade terá uma proposta interessante e vai atuar em uma categoria há muito tempo esquecida no país: a dos automóveis 7 lugares com preços mais acessíveis. 

Até a década passada, famílias mais numerosas ou pessoas que precisavam de carros mais espaçosos até encontravam opções como a Nissan Grand Livina e a própria Chevrolet Spin, única representante da classe até os dias atuais. 

Hoje em dia, porém, automóveis de passeio com 7 lugares e produção nacional tornaram-se cada vez mais escassos. Quem deseja um modelo com essa proposta, tem como alternativa produtos como o CAOA Chery Tiggo 8 e o Jeep Commander, porém os dois atuam em faixas de preço mais elevadas. 

E é de olho nesse nicho pouco explorado hoje em dia que o SUV 7 lugares irmão do Citroën C3 deverá atuar. 

É interessante, contudo, notarmos que Honda e Renault já oferecem no exterior produtos bem interessantes e com características semelhantes às quais a Citroën utilizou para balizar o projeto do seu futuro SUV nacional. 

Renault 

No caso da Renault, o modelo em questão é o Triber, apresentado na Índia em 2019. 

O Renault Triber integra a mesma família do Kwid, tendo, portanto, a mesma premissa do baixo custo que norteia o compacto. 

Com 3,99 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,66 m de altura e 2,63 m de entre-eixos, o Triber consegue oferecer espaço para 7 passageiros ou oferece porta-malas para excelentes 625 litros de bagagem quando a terceira fileira de bancos não precisa ser utilizada. 

É fato que, devido ao comprimento comedido do Renault Triber, o 6º e o 7º assentos são mais voltados aos passageiros de menor estatura, como crianças, sendo que adultos não encontrarão por ali um espaço muito generoso. 

De qualquer forma, o modelo tem ainda altura em relação ao solo elevada (18 cm) e estilo crossover, o que certamente pode atrair quem é fã dos SUVs, mas precisa de um automóvel mais versátil. 

Em seu mercado de origem, o Renault Triber conta com opções 1.0 turbo e aspirada e pode receber câmbio manual ou automatizado. 

Infelizmente, até o momento, não existe qualquer sinalização por parte da Renault para uma eventual nacionalização do Triber. O que temos de mais concreto envolvendo as operações brasileiras da marca francesa é o desenvolvimento do projeto HJF, que será um crossover compacto com 5 lugares previsto para estrear localmente em 2024. 

Honda 

Partindo para a fabricante japonesa, a Honda tem no mercado asiático uma interessante resposta para a demanda local por carros 7 lugares acessíveis. 

Estamos falando do BR-V, que teve a sua geração mais recente revelada há um ano na Indonésia. 

O Honda BR-V compartilha a mesma plataforma com a gama City, sendo que ele oferece uma cabine maior e mais espaçosa em relação ao Renault Triber, além de um nível de acabamento superior. 

O BR-V asiático, inclusive, conta sob o capô com o mesmo propulsor 1.5 16V associado ao câmbio automático CVT ofertado pelo City nacional. 

Assim como no caso do Renault Triber, infelizmente não temos quaisquer sinais da Honda para uma eventual localização da produção do BR-V em nosso país, mas é fato que o compartilhamento de plataforma entre o SUV e a gama City poderia figurar como um grande facilitador, caso a Honda cogite a possibilidade. 

De qualquer forma, enquanto, a princípio, o futuro SUV 7 lugares da Citroën não terá um concorrente direto tão cedo por aqui, sem dúvida vale acompanharmos de perto a trajetória de Renault Triber e Honda BR-V.

Renault Triber 2020

Renault Triber 2020

Honda BR-V 2022

Honda BR-V 2022

Honda BR-V 2022

Honda BR-V 2022

O monovolume Triber (acima) pode sinalizar elementos de design do inédito SUV

O monovolume Triber (acima) pode sinalizar elementos de design do inédito SUV

Acima o indiano Renault Triber

Acima o indiano Renault Triber

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise