Não basta ter apenas um utlitário esportivo em sua linha, em muitos casos, em especial no segmento de luxo, é preciso também ter um modelo que concilie os atributos dos SUVs com mais estilo e esportividade.
E é de olho nesse filão que a Range Rover, o braço de luxo da Land Rover, vai entrar em breve. De acordo com uma reportagem publicada pelo Autocar India, a montadora inglesa vai revelar agora em março, durante o Salão de Genebra, o Velar, modelo de porte e características estéticas próximas às do BMW X6 e seus concorrentes diretos.

O nome Velar, aliás, já foi usado muitas vezes dentro da Land Rover para caracterizar protótipos ou alguns projetos dentro da fabricante e agora, ao que tudo indica, sairá dos portões da montadora.

Além do design arrojado e esportivo, outro ponto que deverá tornar o Range Rover Velar especial será o uso da plataforma D7A, que prevê a fabricação do modelo totalmente em alumínio. Dentro do conglomerado inglês, ela já é aplicada nos Jaguar XE e F-Pace, sendo que pela primeira vez será usado em um Land Rover. A arquitetura de alumínio ajuda a reduzir sensivelmente o peso do modelo, melhorando o desempenho e reduzindo o consumo de combustível.

Apesar de ainda novos, modelos como o Range Rover Evoque e o Discovery Sport ainda utilizam uma plataforma antiga, baseada apenas em aço, que foi herdada dos tempo em que a Jaguar Land Rover pertencia à Ford. Os novos Range Rover e o Discovery contam com construção em alumínio, mas a plataforma é a D7U destinada a modelos de maior porte.

Recolhendo bons frutos de seus investimentos mais recentes em novos modelos, propulsores e arquiteturas, a Jaguar Land Rover atingiu um recorde nas vendas em 2016 contabilizando todas as marcas, com 434.582 unidades emplacadas. O modelo mais vendido da empresa como um todo foi o Land Rover Discovery Sport, com 122.460 unidades vendidas, seguido pelo Range Rover Evoque com 112.486 unidades ganhando as ruas ao redor do mundo.

Como seus principais rivais também são oferecidos no Brasil, é bem possível que o Range Rover Velar também chegue ao Brasil entre o fim deste ano e o começo de 2018. Procurada para comentar sobre a o assunto, a matriz da Jaguar Land Rover declarou que o projeto do Velar é “pura especulação”, porém não chega a desmentir a informação.

César Tizo

César Tizo |