Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis

Picape Amarok chega a 700 mil unidades produzidas, mas nem isso garantiu sucessora na Argentina

Pioneiro modelo é fabricado em Pacheco desde 2009 e foi precursor de várias tecnologias avançadas no segmento. Apesar disso, Volks preferiu usar a nova Ranger em nova geração feita na África do Sul

Dá para afirmar que um veículo que já teve 700 mil unidades produzidas é um fracasso comercial? Claro que não, mas para a Volkswagen isso não foi o suficiente para que uma segunda geração da picape média Amarok seja produzida na Argentina.

A filial da montadora alemã acaba de comemorar o significativo marco de produção na unidade de Pacheco, obtido após 14 anos.

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

O veículo foi precursor da sofisticação pela qual passou o segmento de picapes médias, junto da também argentina Hilux, que anos antes introduziu um padrão de conforto até então nunca visto.

Mas a Amarok foi além, incorporando diversas tecnologias de direção e um acerto mecânico digno de um automóvel. Vale lembrar que naquela época algumas rivais ainda usavam suspensões antiquadas e acionamento do 4x4 por alavanca manual.

Volkswagen Amarok 2015
Volkswagen Amarok 2015
Imagem: Divulgação

O volume de vendas foi bastante elevado no começo da carreira da Amarok, proporcionando uma produção recorde de 77 mil unidades em 2011, seu melhor desempenho anual.

Mas, a despeito de a categoria ter evoluções mais distanciadas, a picape da VW manteve sempre um bom volume de produção, só abalado pela pandemia em 2020 - ainda assim 26 mil picapes saíram da fábrica argentina.

Tapa no visual e 2ª geração distante

Diante de um bom retrospecto como esse, uma empresa certamente partiria para uma segunda geração, corrigindo pontos fracos e melhorando ainda mais suas virtudes. Mas não no caso da Volks.

A empresa alemã desistiu de bolar uma nova Amarok com seu "DNA", para usar um velho jargão. Em vez disso, se associou à rival Ford para usar a base da nova Ranger na nova caminhonete.

VW Amarok reestilizada para a América do Sul deve ter visual até mais arrojado que a vendida na Europa
VW Amarok reestilizada para a América do Sul deve ter visual até mais arrojado que a vendida na Europa
Imagem: Projeção Kleber Silva

Esse Amarok II, no entanto, será produzida na África do Sul e exportada para outros mercados que não o sul-americano.

Por aqui, continuaremos com a pioneira Amarok, mas atualizada esteticamente em linha a ser lançada em 2024. Uma pena, ainda mais vendo suas concorrentes investindo em seus veículos.

Veja outras colunas

VW Polo aparece à frente da picape Strada nos emplacamentos de fevereiro

24/02/2024 05h05

Modelo que foi líder entre os automóveis em 2023 superou o HB20, o mais vendido em janeiro. Veja números atualizados

Picape Titano será um desafio duro para a Fiat

12/02/2024 10h00

Veículo, que chega ao mercado em breve, vai disputar um cliente que não se rende apenas ao marketing agressivo da marca italiana

Tracker foi o carro que mais perdeu valor entre os mais vendidos de 2023; veja ranking

06/02/2024 09h48

Além do SUV com 19,1% de desvalorização, Onix e Strada vêm atrás, ambos com 16,1%