Peugeot 208 ganha motor turbo na linha 2024; confira nossas impressões

Hatch turbinado passa a ter mais força para encarar seus principais rivais e parte de R$ 99.990
Peugeot 208 Turbo 2024

Peugeot 208 Turbo 2024 | Imagem: Carlos Guimarães

Desde que a nova geração do Peugeot 208 chegou ao Brasil, há dois anos, não  há que não tivesse sentido falta de um motor condizente com o estilo arrojado e esportivo do carro. Agora, a espera acabou, já que o hatch passa a ter três versões com o 1.0 turboflex que a Stellantis usa no Pulse, no Fastback e na Strada.

VEJA TAMBÉM:

Será o impulso que o Peugeot 208 precisava para disputar uma vaga de destaque entre os hatches compactos mais vendidos do Brasil? Essa resposta, apenas o passar do tempo dirá. O que podemos afirmar é que, se depender o acerto do conjunto, o hatch da marca francesa tem plenas condizer de brigar em pé de igualdade com Polo, Onix e companhia.

Nossas primeiras impressões ao volante do Peugeot 208 Style da linha 2024 e com motor 1.0 turboflex de 130 cv e 20,4 kgfm  de torque a meros 1.750 rpm foi em uma breve viagem entre São Paulo e Santos, passando pela histórica Rodovia Caminho do Mar. Antes de chegar lá, serperteamos pelas retas e curvas que ajudaram a mostrar do que este hatch compacto é capaz.

Além das respostas rápidas desde as primeiras marcações do contagiros, o que impressionou foi a boa calibração do câmbio CVT, inclusive ao optar por trocas sequenciais pela alavanca (para frente para reduzir e ao contrário para adiantar).

Conseguiram deixar clara a principal vantagem desse tipo de caixa, o conforto ao rodar, sem trancos. Ao mesmo tempo, deram uma pitada de esportividade que o carro precisava para extrair o máximo de rendimento do novo motor turbinado. Bom também é que capricharam tanto o isolamento acústico quanto de vibrações. De fato, pode acelerar que vai parecer que você está em um hatch de nível superior. O máximo que vai escutar é um ronco discreto dos três cilindros trabalhando ao pisar um pouco mais forte no pedal da direita. 

Peugeot 208 Turbo 2024
Peugeot 208 Turbo 2024 pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 9 segundos, de acordo com dados da fabricante
Imagem: Divulgação

Nas curvas, o carro transmite segurança, com menos rolagem da carroceria, o que foi reforçado pelo novo ajuste de suspensão e pelas inéditas rodas de aro 17 montadas em pneus 205/45R (Pirelli P7). Ao frear, segundo a Peugeot, também houve mudanças nas pinças de freio. Conforme a fabricante, a máxima é de 206 km/h e a aceleração de 0 a100 km/h pode ser feita em 9 segundos.

Se pisar de leve no acelerador, conforme dados do Inmetro, o Peugeot 208 com motor 1.0 turboflex é capaz de fazer 8,8 km/l de etanol na cidade e 10 km/l na estrada, números que passam para 12,5 km/l e 14,1 km/l com gasolina, respectivamente. Mas as principais novidades do Peugeot 208 turbo terminam por aí, exceto pelo discreto logo "Turbo 200" na traseira.  Houve pequenas mudanças equipamentos opcionais, como a inclusão de luz de leitura traseira.

Preços e equipamentos

Peugeot 208 Turbo 2024
Interior pode vir com sistema multimídia com tela de 10,3 polegadas e câmera de ré com visão panorâmica
Imagem: Divulgação

A fabricante também passa a oferecer novos pacotes. Um deles é o Excellence (R$ 5.000), que inclui, entre outros itens,  teto panorâmico, carregador por indução, iluminação interior traseira, revestimento em couro para volante, painel de porta, bancos e apoio de braço para o motorista.

Há também o pacote Mopar Pack Launch (R$ 4.330), que vem com discretos defletores de ar na frente e nas laterais do carro, ponteira de escapamento esportiva, luz interna ambiente iluminação auxiliar no banco traseiro e a projeção do logo da Peugeot no  chão ao abrir as portas. Mas um dos equipamentos mais interessantes é o chamado Visiopark 180°.

Trata-se de um sistema que aumenta a segurança e a praticidade na hora de entrar e sair de vagas. Ao engatar a ré, a tela da central multimídia exibe a imagem do carro e de seu entorno, como se houvesse um drone filmando a manobra.

A Peugeot sabe muito bem que a questão do pós-vendas é muito importante para que o 208 deslanche no mercado brasileiro. Hoje em dia, a marca conta com 169 concessionárias número que deve ser manter estável, pelo menos nos próximos anos,  apurou a reportagem de Autoo com o diretor de pós-vendas da Stellantis, Dercyde Gomes Júnior. Ele também nos disse que a grande maioria delas é completa, incluindo serviços de oficina e balcão de peças.

A marca também apresentou aos jornalistas que estiveram no evento de lançamento do 208 turbo  a nova plataforma Peugeot Confiance, com planos de  assistência ao cliente que incluem atendimento  humanizado via WhatsApp, 3 anos de garantia e três revisões - 10 mil, 20 mil e 30 mil km ou   36 meses - pelo preço de uma. Entre todos os benefícios inclusos, vale também destacar os serviços de assistência 24h com veículo reserva, hospedagem, reboque gratuito e outros benefícios.

Confira abaixo como ficaram os preços da linha 2024 do Peugeot 208, que continua vindo da Argentina. 

208 Like 1.0 MT:  R$ 75.990
208 Style 1.0 AT: R$ 86.990
208 Active 1.6 AT: R$ 97.990
208 Roadtrip 1.6 AT: R$ 102.990
208 Allure 200 Turbo AT:  R$ 99.990
208 Style 200 Turbo AT: R$ 109.990
208 Griffe 200 Turbo: R$ 114.990 

Peugeot 208 Turbo 2024
Novas rodas de aro 17 com pneus 205/45R ajudam a dar um aspecto mais esportivo ao 208 Style com motor 1.0 turboflex
Imagem: Carlos Guimarães

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

 

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa
Tags