Para chefão da Fiat Chrysler, carros elétricos ''ameaçam o planeta''

Saiba os motivos que levam Sergio Marchionne a questionar a nova onda dos carros elétricos
Acima o Fiat 500e, um dos raros modelos elétricos da Fiat Chrysler

Acima o Fiat 500e, um dos raros modelos elétricos da Fiat Chrysler | Imagem: Divulgação

Tido como uma das grandes estrelas entre os principais executivos da indústria automotiva global, ao lado de Carlos Ghosn da aliança Renault-Nissan, o responsável pelas atividades da Fiat Chrysler deu uma declaração polêmica nesta semana ao receber um título honorário pela universidade de Trento, na Itália. Para Sergio Marchionne, a atual onda de migração para os carros elétricos deve ser vista com cuidado, já que eles podem se tornar uma “ameaça” para o planeta.

Na opinião do CEO da Fiat Chrysler Automobiles, “uma introdução forçada de carros elétricos movidos a bateria em uma escala global sem solucionar o problema de como conseguir energia limpa para abastecê-los pode colocar em risco a existência do planeta”, declarou Marchionne.

O CEO acrescenta que dois terços da eletricidade global atualmente é obtida de fontes fósseis, como a queima de carvão ou combustíveis. “Isso signfica dizer que a atual taxa de emissões de CO2 de um carro elétrico é, no melhor dos cenários, no mínimo equivalente às de um carro moderno a gasolina”.

Por fim, analisando a parte comercial, Marchionne destacou que os carros elétricos são pouco interessantes financeiramente. O CEO revelou que a FCA chega a perder impressionantes US$ 20.000 a cada unidade do Fiat 500 elétrico que comercializa no Estado da Califórnia (EUA). Uma perda considerável que chega a mais de R$ 60.000 por unidade.  

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa