Para-brisa amplo é a estrela do novo C3

Equipamento é oferecido a partir da versão Tendance, que custa R$ 43.990, avaliada pelo AUTOO

Novo Citroën C3 chegou uma década depois da primeira geração | Imagem: Divulgação

Ao entrar na versão Tendance da nova geração do Citroën C3, principalmente sob o céu ensolarado de Brasília, onde foi feita a apresentação do carro, inevitavelmente o que mais chama a atenção é o amplo para-brisa Zenith. Ele faz toda a diferença no modelo e não é para menos. Segundo a gerente de produto da marca, Cléa Tiepo, aumenta em 80° a visibilidade em relação a um carro com para-brisa normal. O nome Zenith, aliás, vem da Astronomia. Significa o ponto mais alto que um astrônomo pode ver na esfera celeste.

Passada a primeira boa impressão, é hora de acelerar a versão intermediária, com câmbio manual e preço de R$ 43.990, pelas ruas planas da Capital do País. Sob o capô, essa versão conta com o motor 1.5 de oito válvulas, desenvolvido no Brasil e produzido na fábrica de Porto Real (RJ), que entrega até 93 cv a 5.500 rpm com etanol, e torque de 14,2 kgfm a 3.000 giros, com o mesmo combustível. Com bloco e cabeçote de alumínio, o propulsor recebeu a classificação A no programa Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, do Inmetro, e atende às normas de emissões como Euro 5 e PL6.

Leia também: Novo Citroën C3 chega por R$ 39.990

O bloco conversa bem com a transmissão manual de cinco velocidades e engates precisos. A alavanca do câmbio, no entanto, poderia ser mais curta. Nas condições de rodagem do test drive, sem trechos íngremes, o hatch do segmento B premium saiu-se bem, respondendo a contento quando o pedal do acelerador era solicitado.

A visualização do quadro de instrumentos é boa e os comandos de vidros e retrovisores elétricos ficam ao alcance das mãos, na porta do motorista. A posição de dirigir também agrada, assim como a visibilidade.

O acabamento, porém, ostenta muito plástico. Nas portas há apenas um pequeno inserto de tecido. Os bancos também são revestidos de tecido de boa qualidade. Em relação à anterior, a nova geração do compacto cresceu 9,4 centímetros no comprimento e 4,1 cm na largura. A distância entre os eixos permanece de 2,46 metros, oferecendo bom espaço para quem vai atrás e conta com três apoios de cabeça e três cintos de três pontos retráteis nesta versão. O porta-malas tem capacidade para 300 litros.

Desde a versão de entrada, Origine (R$ 39.990) o compacto sai de fábrica com direção elétrica, ar-condicionado manual, air bag duplo, freios ABS, travas, retrovisores e vidros dianteiros elétricos, volante com regulagem de altura e profundidade, banco do motorista  com regulagem  de altura, computador de bordo e banco traseiro bipartido. 

A versão Tendance conta ainda com faróis de neblina, luzes diurnas de LED, para-brisa Zenith com ocultador manual, porta-luvas com iluminação interna, CD player com MP3 e seis alto-falantes, com comandos na  coluna de direção,  vidros traseiros elétricos e rodas de liga leve 15".

Projeto brasileiro

O modelo foi desenvolvido no Brasil ao custo de R$ 400 milhões e tem a mesma plataforma do Peugeot 208, que chegará ao nosso mercado no ano que vem. A responsabilidade dos envolvidos no projeto era grande, já que, nos nove anos em que o C3 é oferecido no mercado brasileiro, foram vendidas 240 mil unidades.

A Citroën também está investindo na nova estrutura comercial da marca, expandindo a rede. Atualmente, são 165 concessionárias, mas até o fim do ano, a expectativa é de chegar a 175.

Um dos artifícios para fidelizar clientes foi o aumento da garantia de fábrica para três anos e manter o preço fixo de revisão até 60 mil km com os mesmos valores do C3 atual, inclusive para reparo do para-brisa.

 
 
Citroën C3 2013 Citroën C3 2013
Citroën C3 2013 Citroën C3 2013
Versão Origine, de entrada, custa R$ 39.990 Versão Origine, de entrada, custa R$ 39.990
Há opções de motor 1.5 8V ou 1.6 16V Há opções de motor 1.5 8V ou 1.6 16V
O visual reformulado segue o estilo do C3 europeu O visual reformulado segue o estilo do C3 europeu
Os faróis tem formato de bumerangue Os faróis tem formato de bumerangue
As rodas são aro 15 As rodas são aro 15
O para-brisa panorâmico vem nas versões Tendence e Exclusive O para-brisa panorâmico vem nas versões Tendence e Exclusive
O painel de instrumentos tem novo grafismo O painel de instrumentos tem novo grafismo
Chevron também está na tamp traseira Chevron também está na tamp traseira
Hatch premium tem sete opções de cores Hatch premium tem sete opções de cores
Chevron também é destaque na grade Chevron também é destaque na grade
Novos faróis e grande entrada de ar fazem parte do novo estilo da marca Novos faróis e grande entrada de ar fazem parte do novo estilo da marca
Versões equipadas com motor 1.5 têm câmbio manual de cinco velocidades Versões equipadas com motor 1.5 têm câmbio manual de cinco velocidades
Para-brisa Zenith pode ser fechado manualmente Para-brisa Zenith pode ser fechado manualmente
Motor 1.5 gera até 93 cv com etanol Motor 1.5 gera até 93 cv com etanol
Visto de lateral, C3 mostra linhas fluidas Visto de lateral, C3 mostra linhas fluidas
Novo Citroën C3 chegou uma década depois da primeira geração Novo Citroën C3 chegou uma década depois da primeira geração
 
 

Vendas

Segundo Fabrício Biondo, diretor de marketing da PSA Peugeot Citrën, a expectativa é de vender 3.500 unidades do modelo por mês a partir do ano que vem, quando a produção já estará a todo vapor. Para a diretora de marketing da Citroën, Nívea Ferradosa, o mix de vendas esperado é de 30% da versão de entrada e 70% distribuídos entre a intermediária, Tendance, e a topo de linha, Exclusive, equipada com motor 1.6 16V Flex Start, que chega a R$ 53.990 com câmbio automático sequencial.

De acordo com ela, o público do modelo é jovem, antenado e gosta de novidades. Atualmente, o segmento B premium, no qual ele se insere, tem 25% do mercado no Brasil. Entre os concorrentes estão o Fiat Punto, VW Polo, Ford New Fiesta e Chevrolet Sonic. Ainda há unidades do modelo antigo à venda, com estoque até o fim do ano.

 

Ficha técnica

Citroën C3 2013 Tendance 1.5 8V flex manual 4p
Categoria Hatch compacto
Vendas acumuladas neste ano 968 unidades
Motor 4 cilindros, 1449 cm³
Potência 89 cv a 5500 rpm (gasolina)
Torque 13,5 kgfm a 3000 rpm
Dimensões Comprimento 3,944 m, largura 1,708 m, altura 1,521 m, entreeixos 2,46 m
Peso em ordem de marcha 1110 kg
Tanque de combustível 55 litros
Porta-malas 300 litros
Veja ficha completa

Recomendados por AUTOO

Youtube
Choque de elétricos baratos

Choque de elétricos baratos

BYD Dolphin Mini ou Kwid E-Tech, quem leva a melhor nos modelos a bateria?
Aviação
Embraer estuda jato rival do Boeing 737 e do Airbus A320

Embraer estuda jato rival do Boeing 737 e do Airbus A320

Afirmação foi feita por fontes de um importante jornal dos EUA. Entenda
MOTOO
5 motos 0km para comprar na faixa dos R$ 20 mil

5 motos 0km para comprar na faixa dos R$ 20 mil

Confira opções de modelos interessantes de Honda, Yamaha, Royal Enfield, Bajaj e Dafra