Os carros que devem estrear no segundo semestre de 2022
Etapa final do ano contará com estreias importantes em diversas faixas de preço e segmento
A falta de componentes e a cadeia de produção ainda instável afetam não só a fabricação dos automóveis ao redor do mundo, bem como resultaram em mudanças significativas no cronograma de lançamentos das marcas, com muitas estreias aqui no Brasil postergadas para o segundo semestre deste ano.
Um bom exemplo é a aguardada nova geração do Citroën C3. Quando o modelo foi revelado na Índia, ainda em 2021, a própria marca havia previsto o início da comercialização do hatch ao longo do primeiro trimestre deste ano no Brasil.
Apesar da produção já ter iniciado em Porto Real (RJ), o novo C3 deverá mesmo ser apresentado ao longo do mês que vem.
Estreias próximas
Além do Citroën C3, outros dois modelos serão apresentados logo no início do segundo semestre.
Um deles é a nova geração do Honda HR-V nacional, que será revelado mês que vem com o início da comercialização confirmado para agosto.
Também logo nos primeiros dias de julho, a Hyundai tem programada a estreia do HB20 2023. O compacto receberá um facelift mais extenso na dianteira e na traseira para dirimir críticas ao design, muito provavelmente preservando o leque de versões e opções mecânicas.
Ainda falando sobre o segmento de compactos, teremos novidades nas gamas Fiat e Volkswagen também logo nos próximos meses.
A Fiat vai apresentar a linha 2023 do Argo e do Cronos tendo como um dos principais destaques a oferta do catálogo 1.3 automático CVT, trazendo mais competitividade comercial à dupla.
No caso da alemã Volkswagen, as novidades ficam por conta da dupla Polo e Virtus também com aprimoramentos para o modelo 2023. Entre os destaques, como já antecipado, figura a oferta do motor 1.0 TSI associado ao câmbio manual tanto para o hatch como para o sedã.
Avançando no ano
Ao longo do último trimestre de 2022, tanto a Fiat quanto a Honda já confirmaram o período em questão para o lançamento de dois produtos.
A fabricante italiana estipulou o período para lançar o Pulse Abarth no país, movimentação que vai consolidar a volta e um enfoque especial para a divisão esportiva da Fiat no Brasil.
Especula-se que o Pulse Abarth terá sob o capô o motor 1.3 turbo com injeção direta aplicado em outros produtos da Stellantis, bem como outros dois modelos com a chancela Abarth também estão nos planos para o mercado brasileiro.
Já por parte da Honda, a novidade será a estreia da 11ª geração do Civic no país, que chegará importado em versão única e apenas com conjunto propulsor híbrido.
Sem período exato
Outros modelos relevantes para nosso mercado também deverão ser lançados ao longo do segundo semestre de 2022, porém ainda sem uma previsão de data por parte das fabricantes.
Entre as marcas da Stellantis, temos confirmado ainda para este ano as apresentações do Fiat Fastback e da picape Jeep Gladiator.
A Ford, apesar de ainda não ter anunciado de forma oficial, provavelmente já trabalha para lançar no Brasil o Equator Sport como sucessor do Territory, provavelmente mantendo o mesmo nome do SUV médio atualmente comercializado por aqui.
Outro modelo que chegará importado da China é o Haval H6. A marca já deixou claro que ele terá apenas opções híbrida convencional e híbrida plug-in, com destaque para a ótima autonomia de 200 km em modelo elétrico para a opção plugável. Posteriormente, no ano que vem, o Haval H6 começará a ser produzido em Iracemápolis (SP) e seu motor térmico passará a aceitar também etanol.
Ainda entre as opções chinesas, a marca Exeed, divisão premium da CAOA Chery, poderá lançar no segundo semestre de 2022 o SUV 7 lugares VX.
Por fim, a Kia havia prometido, no começo deste ano, apresentar quatro novidades no país. As mais concretas residem na nova geração do Sportage, que terá motorização eletrificada por aqui, além do 100% elétrico EV6. Também estão nos planos da marca por aqui o Niro e o Seltos.