Um dado interessante nos permite notar claramente como não só a questão tributária e o chamado “custo Brasil” afetam nos preços dos carros, mas também a política de preços das fabricantes tem um peso muito grande nessa conta. 

Um excelente exemplo disso é o Jeep Compass, um raríssimo caso de modelo que foi lançado no Brasil antes mesmo dos EUA, a sede e um dos principais mercados da marca no mundo.

Sucesso aqui no Brasil, onde só em janeiro contabilizou mais de 3 mil unidades vendidas, a nova geração do Jeep Compass chegará às lojas dos EUA na semana que vem e o preço começará em US$ 22.090 na versão Sport com tração dianteira, assim como ocorre no Brasil.

Por lá o Jeep Compass é fabricado no México e desde a configuração mais barata é oferecido com o motor 2.4 Tigershark, que por aqui equipa uma das versões da Fiat Toro, entregando 180 cv e 24,1 kgfm de torque. Nos EUA, a configuração de US$ 22.090, o equivalente a R$ 67.595, conta com câmbio manual de 6 marchas. Já no Brasil, o Jeep Compass Sport é tabelado em R$ 101.990. Vale destacar que, por aqui, o Compass Sport conta com 2.0, portanto oferecendo menos potência e torque, e conta com câmbio automático de 6 marchas. Mesmo se levarmos em conta a questão da transmissão, o item não é suficiente para justificar a diferença de R$ 34.395 entre os dois. Ainda mais considerando que o Jeep Compass vendido aqui é produzido no Brasil e não incide qualquer sobretaxa de importação.

Com essa diferença de preço entre o Compass brasileiro e o Compass mexicano vendido nos EUA, é possível comprar um Fiat Mobi Easy, apenas para citar um exemplo dentro do grupo FCA. O subcompacto é tabelado em R$ 33.030, o que ainda sim resultaria em um “crédito” de R$ 1.365.

Na terra do Tio Sam, a configuração mais cara do Jeep Compass será a Limited com tração integral e câmbio automático de 9 marchas. O preço sugerido será de US$ 30.990, ou exatos R$ 94.829 em conversão direta. Aqui no Brasil, o Jeep Compass topo de linha chega às lojas na opção Trailhawk com propulsor 2.0 a diesel, a mesma transmissão de 9 marchas do Compass Limited norte-americano e também com tração integral. Só que aqui você precisa gastar R$ 151.990 para levar um Compass Trailhawk para casa, ou R$ 57.161 a mais do que se estivesse nos EUA!

Sentiu vontade de mudar para os EUA após essa notícia? Pois é, nós também...

 
 
Jeep Compass fabricado no México e vendido nos EUA
 
Jeep Compass fabricado no México e vendido nos EUA
Jeep Compass fabricado no México e vendido nos EUA
Jeep Compass fabricado no México e vendido nos EUA
 
Jeep Compass fabricado no México e vendido nos EUA
Jeep Compass fabricado no México e vendido nos EUA
Jeep Compass fabricado no México e vendido nos EUA
 
Jeep Compass fabricado no México e vendido nos EUA
Jeep Compass fabricado no México e vendido nos EUA
Jeep Compass fabricado no México e vendido nos EUA
 
Jeep Compass fabricado no México e vendido nos EUA
Jeep Compass fabricado no México e vendido nos EUA
 
 
César Tizo

César Tizo |