Mitsubishi L200 Triton Sport surge como uma boa opção no segmento
Mitsubishi estreia a nova geração de sua picape média com bons atributos
Ao lado dos sedãs médios, com a chegada das novas gerações do Chevrolet Cruze e do Honda Civic, o segmento das picapes médias também vive um ano agitado. Só em 2016 já tivemos a estreia de atualizações na Chevrolet S10 e na Ford Ranger, isso sem falar na chegada da nova geração da Toyota Hilux, a atual líder em vendas da categoria. Para os próximos meses ainda podemos esperar novidades interessantes, como a nova geração da Nissan Frontier, a estreia da Renault no segmento com a Alaskan e até mesmo a Mercedes-Benz planeja sua investida nas picapes médias com a aguardada Classe GLT.
Pensando em tudo isso, a Mitsubishi já preparou sua representante entre as picapes médias considerando os futuros adversários de peso que ela terá pela frente. A partir deste mês a rede de concessionárias da marca passa a comercializar a L200 Triton Sport, como passa a ser chamada, que chega em três versões, a de entrada GLS tabelada em R$ 131.990, a intermediária HPE (R$ 164.990) e a topo de linha HPE Top de R$ 174.990.
Por fora a picape mudou bem, mantendo poucas semelhanças com a L200 Triton vendida até então, que segue em linha com versões mais acessíveis. Como cabe a toda boa picape média, o visual da L200 Triton Sport traz uma grade dianteira robusta e bem pronunciada, como que anunciando toda a robustez do modelo. Para quem acha o cromado exagerado, é possível adquirir, como opcional, a grade dianteira nas tonalidades Carbono, Preto ou Cinza Grafite. Um detalhe interessante do modelo, é que os faróis passam a contar com iluminação diurna por LED, ajudando a cumprir a nova legislação federal que exige o uso dos faróis acesos nas estradas durante o dia. Na versão HPE Top, os faróis são do tipo bixenon, com regulagem de altura e lavadores integrados no para-choque.
A grande sacada no design, contudo, é vista mesmo na lateral da picape. Adotando uma técnica chamada de J-Line, a Mitsubishi conseguiu diminuir o entre-eixos da Triton Sport, portanto melhorando a dirigibilidade, porém conseguindo entregar um bom nível de espaço interno. Como pudemos constatar, dois adultos se instalam com conforto no banco traseiro, sobrando espaço para joelhos e cabeça. Outro ponto positivo é a inclinação de 25º do encosto do banco traseiro, o que ajuda aos ocupantes a encontrarem uma posição mais relaxada a bordo da picape. Na parte dianteira também não há do que reclamar do espaço, estando na média das concorrentes.
Por falar nas rivais, a capacidade de carga da caçamba é de 1.075 kg, portanto superior à da Chevrolet S10 High Country (1.049 kg) e Toyota Hilux SRX (1.000 kg). O espaço para o transporte de cargas ficou mais fundo, e conta com 1,52 m de comprimento, 1,47 m de largura e 47,5 cm de altura. Segundo a Mitsubishi, a caçamba também conta com uma fixação mais eficiente e um subchassi próprio, o que ajuda até na rigidez torcional do veículo como um todo. A equipe de design, por sua vez, tratou de criar um perfil mais harmônico para a junção entre a caçamba e a cabine. O resultado no geral agrada. A tampa traseira traz como principal atributo as dobradiças instaladas de uma forma que evitam que a peça caia de forma abrupta, uma solução interessante já que a tampa das caçambas de picapes médias costumam ser bem pesadas.
Na parte de motor e câmbio, quem para para analisar somente os números pode se sentir um pouco decepcionado, mas, como um estudo mais profundo, é possível notar que a L200 Triton Sport sai na frente das rivais. Seu motor 2.4 16V turbodiesel é o primeiro da categoria com construção utilizando apenas alumínio, o que permitiu uma redução de 30 kg no peso do “coração” da picape. Ele entrega 190 cv de potência e 43,9 kgfm de torque, o que pode parecer pouco frente a rivais como a Chevrolet S10 High Country, a mais potente do segmento com 200 cv e 51 kgfm, porém o segredo da Triton Sport reside no baixo peso. Com uma massa de 1.950 kg, ela alcança uma relação peso/potência de 10,2 kg/cv, número até melhor que os 10,5 kg/cv da Chevrolet S10 (2.101 kg) e seu 2.8 turbodiesel. Já na relação peso/toque, a S10 se sobressai com folga tendo que deslocar 41,19 kg/kgfm contra 44,41 kg/kgfm da Triton Sport. Logo, se você trabalha com a picape próxima ao regime máximo de carga tolerado, a S10 é uma opção mais interessante.
Além de entregar bom desempenho para a categoria, com aceleração de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos, a Triton Sport registra parciais de 9,9 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada. A Chevrolet S10 estaciona em 8,4 e 10,4 km/l, respectivamente, e a Toyota Hilux SRX consegue 9 e 10,5 km/l. Vale destacar que a Triton Sport conta com um câmbio automático de 5 marchas (com borboletas no volante para trocas sequenciais), enquanto Hilux e S10 utilizam transmissões de 6 velocidades.
Assim como a Hilux SRX, a Triton Sport também traz um dos sistemas de tração 4x4 mais parrudos do mercado, incluindo aí a possibilidade de bloqueio do diferencial traseiro além dos modos 4x2, 4x4, 4x4 com bloqueio do diferencial central e 4x4 reduzida. A caixa de transferência, inclusive, é nova e está mais compacta que a anterior. O modo de seleção ocorre por meio de um prático seletor rotativo no console central de fácil operação.
A Triton Sport vai muito bem no off-road, conforme pudemos constatar em uma pista com obstáculos como um King de 35º, casca de ovos, dentre outros. A Mitsubishi optou por não oferecer um controle de descida, como a Hilux, porém justifica que a relação de 2,56:1 da marcha reduzida já atua com uma função semelhante. Na prática, ao deixar o câmbio com 1ª engatada o efeito é praticamente o mesmo.
Já que estamos falando de equipamentos, a Triton Sport HPE Top não deixa de oferecer um bom pacote por R$ 174.990, com destaque para os 7 airbags (incluindo o de joelho para o motorista), os controles de tração e estabilidade, revestimento interno de couro, central multimídia completa de 7” com navegador integrado e reprodutor de DVD, piloto automático, câmera de ré, chave presencial com partida por botão, dentre outros.
R$ 174.990 Picape média Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger, VW Amarok 14.416 2.4 16V turbodiesel 190 cv a 3.500 rpm 43,9 kgfm a 2.500 rpm Automática, 5 marchas 5,28 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,79 m de altura e 3,00 m de entre-eixos 1.950 kg 1.075 kgMitsubishi L200 Triton Sport HPE Top
Resumo
Preço
Mecânica
Motor
Dimensões
Medidas
Nesse ponto podemos dizer que a Chevrolet S10 High Country de R$ 170.990 é até mais vantajosa, uma vez que traz recursos avançados como os alertas de colisão e de permanência em faixa, partida remota com acionamento do ar-condicionado, rodas de liga leve aro 18” contra 16” na Triton Sport e o prático serviço OnStar. Ao menos a Triton Sport é bem mais barata do que os R$ 189.970 que a Toyota cobra pela Hilux SRX, que traz como único diferencial mais relevante os faróis com iluminação por LED, o sistema mais avançado e eficiente do momento.
Ao rodar, a Triton Sport mostra-se uma picape com um comportamento dinâmico bem próximo ao de Volkswagen Amarok e Ford Ranger, os modelos mais confortáveis e agradáveis de dirigir do segmento. Uma das soluções veio com a adoção de um feixe de molas mais longo para a suspensão traseira, o que permite uma atuação mais progressiva do conjunto. Com isso, a Triton Sport é mais suave quando enfrenta buracos ou lombadas, sem tantos sacolejos como notamos a bordo da Hilux.
Ponto positivo também vai para o sistema de direção, com diâmetro de giro de 11,8 metros, o melhor da categoria segundo a Mitsubishi, e com o volante registrando apenas 3,8 voltas de batente a batente. Isso se traduz em uma picape mais fácil de manobrar, em especial nas cidades, além de uma condução não tão anestesiada.
Para fisgar seus potenciais clientes, a Mitsubishi anunciou um plano de preço fixo para as seis primeiras revisões da Triton Sport, que totaliza R$ 5.469 no período e devem ser realizadas a cada 10.000 km. O preço do seguro também foi negociado com as seguradoras para girar em torno de 3,5% a 5% do valor do carro. O prazo de garantia é de 3 anos, semelhante ao que as rivais oferecem, porém vale destacar que a Ford concede 5 anos de cobertura para a Ranger.
Com um projeto bem moderno em relação às rivais, antecipando a busca por maior eficiência como também veremos nas futuras Renault Alaskan e Mercedes-Benz GLT, a Mitsubishi L200 Triton Sport desponta como uma das comprar mais interessantes da categoria. Resta saber se conseguirá convencer o público mais conservador, quase sempre adepto de Toyota e Chevrolet. Bom nome no mercado ela já possui, agora traz um conjunto ainda mais racional que a concorrência. Com isso, tem tudo para almejar bem mais que um quinto lugar no ranking de vendas.