Ainda com uma participação discreta no mercado e muito abalada pelo Inovar-Auto, regime automotivo que dificultou muito a vida das marcas que comercializavam carros importados no Brasil, a JAC revelou nesta terça-feira (1º) uma de suas apostas para aproveitar o ritmo de melhora da economia brasileira e, com a chegada do programa Rota 2030 no início de 2018, tentar retomar os números de venda que obteve quando desembarcou por aqui.

Como não poderia ser diferente, a JAC investiu em um SUV/crossover compacto para atrair a atenção dos brasileiros à sua rede de concessionárias. Fruto de um projeto encabeçado pelos importadores da marca ao Brasil, que bancaram parte do desenvolvimento da novidade com um aporte de US$ 20 milhões, o inédito T40 nasceu como um hatch mas no meio do caminho ganhou ares de SUV compacto para disputar mercado com modelos como o Hyundai HB20X, Renault Sandero Stepway e outros “aventureiros” que encontramos hoje no mercado.

É por isso que o modelo chega com um valor bem competitivo no mercado. Tabelado em R$ 58.990, em primeiro lugar a JAC oferecerá o T40 apenas em sua configuração mais completa, chamada de “Pack 3” e que conta com recursos como central multimídia com tela de 8” e câmera de ré e uma peculiar câmera frontal que permite gravar tudo o que ocorre logo a frente do carro, algo comum na Rússia e alguns mercados asiáticos. Para utilizá-la, basta colocar um cartão de memória e acionar o dispositivo, que também pode gravar o som da cabine caso o proprietário assim deseje.

Em novembro, a JAC vai disponibilizar o T40 de entrada, na configuração chamada de “Pack 2”, que terá preço sugerido de R$ 56.990 e se diferencia apenas por não oferecer a central multimídia e a câmera frontal, trazendo de fábrica um rádio convencional. 

Mesmo na opção de R$ 56.990, o JAC T40 é um modelo bem completo, como manda a cartilha chinesa, e conta por esse valor com os controles de tração e estabilidade, sensor de estacionamento traseiro, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, luzes diurnas de LED, trio elétrico, ar-condicionado, direção elétrica, acendimento automático dos faróis, volante revestido de couro, rodas de liga leve aro 16”, dentre outros recursos.

O único opcional do T40, independente do catálogo “Pack 2” ou “Pack 3”, será o teto com película preta ou prata, o que acrescenta R$ 1.990 no preço do modelo. O modelo traz sob o capô o mesmo conjunto mecânico do T5, no caso o motor 1.5 16V flex com até 127 cv e 15,7 kgfm de torque com etanol. O câmbio é o manual de 5 marchas.

Além de trazer melhoras no acabamento do que estávamos acostumados encontrar nos carros chineses, o JAC T40 estenta até mesmo revestimento de couro no painel. A JAC também destaca como atributos do modelo as dimensões generosas da carroceria. Com 4,13 m de comprimento e 1,75 m de largura, o modelo de fato mostra espaço suficiente para 4 adultos com conforto e o porta-malas de 450 litros supera a maioria dos concorrentes.

A meta da JAC é comercializar algo em torno de 300 unidades ao mês do modelo, o que pode ser considerado um volume bem relevante levando em conta que a JAC encerrou 2016 com 2.691 unidades emplacadas. Segundo Sergio Habib, presidente da JAC Motors do Brasil, a limitação imposta pelas cotas de importação impede que a importadora traga mais unidades ao país. A JAC também tem nos planos oferecer o T40 automático no Brasil, que contará com a mesma transmissão CVT presente também no JAC T5, porém só a partir de 2018. “Nós precisaremos esperar que o Rota 2030 entre em vigor em janeiro do próximo ano para que, sem o regime de cotas, a gente tenha mais liberdade em termos de volume de importação. Só assim conseguiremos trazer o T40 automático, que vai custar R$ 5.000 a mais do que a opção manual”, explica o empresário. 

Habib também fez outro anúncio importante envolvendo o JAC T40: ele será o primeiro modelo que deverá sair da fábrica que a JAC pretende erguer no Brasil. "Dentro de 18 meses ele será o modelo que vai inaugurar nossa linha de montagem brasileira", garante o presidente da JAC Motors do Brasil. 

O AUTOO trará ainda nesta semana nossa avaliação do modelo apresentando mais detalhes sobre o JAC T40. Acompanhe!

 
 
JAC T40 2018
 
JAC T40 2018
JAC T40 2018
JAC T40 2018
 
JAC T40 2018
JAC T40 2018
JAC T40 2018
 
JAC T40 2018
JAC T40 2018
JAC T40 2018
 
JAC T40 2018
JAC T40 2018
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/