Fiat Strada Cabine Dupla tem preço de R$ 46 440

Inédita versão de 4 lugares será vendida apenas na versão Adventure

Fiat Strada Adventure Locker Cabine Dupla | Imagem: Fiat

Curioso ver o caso de sucesso da picape Strada. Há muitos anos, a Fiat investe na ideia de um utilitário baseado num compacto – tanto que lançou o conceito na década de 1970 com o hatch 147 –, mas nunca dormiu sobre os louros da liderança desse segmento.

Primeiro atendeu aos pedidos dos clientes, que sentiam falta de um espaço maior atrás dos bancos para servir como uma espécie de porta-malas. Lá foi a Fiat criar a cabine estendida. Ciente do uso do veículo por jovens nos fins de semana, a marca resolveu idealizou uma versão mais divertida: surge aí a Adventure. E agora, mesmo vendendo mais que seus rivais juntos, a Fiat introduz a Strada Cabine Dupla.

Quer saber o que as marcas concorrentes fizeram nesse meio tempo? Nada. Ou praticamente nada. Quem se atreveu mais foi a Chevrolet com a Montana. O design é bacana, a capacidade da caçamba, muito boa, mas onde está a cabine estendida? E o que dizer da Volkswagen que somente agora decidiu criar uma nova picape compacta, a Arena ou nova Saveiro. Mas também ela não se atreveu a enfrentar a Strada Cabine Estendida, que dirá a nova, de 4 lugares.

Enquanto isso, a Fiat se consagra no setor e a Strada é uma espécie de fiel da balança que a mantém à frente da Volks no ranking de vendas do país. Não, a Cabine Dupla não venderá horrores, a princípio. É um projeto até simples que mexeu pouco sobre a base da versão de cabine estendida.

As medidas são as mesmas – exceção é a altura um pouco menor -, a fileira extra invadiu o espaço da caçamba e ela só leva duas pessoas atrás e que não sejam muito altas, mas é uma opção interessante para quem se via limitado a ter uma picape pelo fato de ter apenas dois lugares.

Viagem sem pulos

A maior preocupação da Fiat foi manter o nível de conforto para os ocupantes do banco traseiro, que poderiam sofrer com a suspensão calibrada para levar carga. Por isso, ela amoleceu as molas e recalibrou os amortecedores.

Ao retirar espaço da caçamba – de 830 litros para 580 litros –, a marca complicou o uso desse espaço, claro. Tanto assim que a foto de exemplo fornecida pela empresa mostra duas bicicletas sendo levadas no compartimento, sem os pneus e com a tampa retirada, evidência do pouco espaço. A Cabine Dupla também leva menos carga útil e pesa mais.

O desempenho, ao contrário, foi pouco afetado. A velocidade máxima é a mesma e a aceleração ficou 0,7 segundos mais lenta. O consumo piorou em menos de 3%, valor coerente para a proposta.

Fácil entrada

Preocupada com a dificuldade em acessar a fileira traseira, a Fiat desenvolveu um sistema batizado de Easy Entry, ou fácil entrada em português, que desloca os bancos dianteiros e memoriza sua posição na hora de recolocá-los no lugar.

Não se sabe se foi com intenção de manter o preço atrativo ou se existia pouca demanda, mas a montadora optou por transformar o diferencial eletrônico Locker em opcional na Cabine Dupla. Com isso, seu preço final, de R$ 46 440, ficou apenas R$ 1 900 acima da Adventure Locker com cabine estendida. Se acrescentar esse item, a diferença sobe para R$ 3 400.

Se o conceito de picape com fileira dupla é novidade no Brasil, no exterior essa ideia já foi explorada antes. Uma das marcas que ofereceu esse tipo de veículo é a australiana Holden no modelo Crewman, um Omega (sim, o Omega, da Chevrolet) com quatro portas e caçamba de grande porte. Se foi útil não se sabe, mas que o visual assusta, isso não há como negar.