Enquanto a Oroch não é atualizada, empresa romena converte o novo Duster em picape

Nova geração do SUV ganha uma interessante adaptação por empresa especializada
Conversão do Dacia Duster em picape realizada pela Romturingia

Conversão do Dacia Duster em picape realizada pela Romturingia | Imagem: Reprodução internet

Enquanto aqui no Brasil contamos com a primazia do projeto da picape compacta-média Oroch derivada da primeira geração do Duster, os europeus já estão buscando formas de adaptar a mais recente geração do SUV compacto em um veículo destinado ao trabalho.

A empresa romena Romturingia, que trabalha em conjunto com o Grupo Renault desde 2013, apresentou uma interessante conversão do novo Duster para uma picape cabine simples de uso comercial. A empresa especializada em modificações automotivas já havia trabalhado em uma solução semelhante tomando como base a primeira geração do SUV. 

Sem mexer nas dimensões do Duster, a Romturingia declara que a caçamba do SUV convertido conta com 1.650 mm de comprimento e o veículo pode transportar 500 kg de carga. Apenas a altura em relação ao solo foi ligeiramente alterada em relação ao Duster vendido na Europa, passando de 210 para 224 mm. Com 4,34 m de comprimento e 2,67 m de entre-eixos, o Duster adaptado é notadamente menor do que a nossa Duster Oroch nacional, que entrega 4,70 m de comprimento, 2,82 m de distância entre-eixos e pode transportar 650 kg. 

A picape Dacia Duster desenvolvida pela Romturingia traz sob o capô um propulsor interessante para os fãs de modelos desse tipo, no caso o 1.5 Blue dCi a diesel com 115 cv e bons 26,5 kgfm de torque. A transmissão é a manual de 6 marchas e a lista de itens de série da picape contempla ainda os controles de tração e estabilidade, 4 airbags, rodas aro 16”, rádio, entre outros. O modelo é disponibilizado apenas na cor branca. 

Como fica a Oroch no Brasil? 

Apesar do Duster em sua nova geração ter estreado no começo deste ano em nosso mercado, não há uma perspectiva de atualização para a Oroch no curto prazo. Como veículos de orientação comercial seguem um ciclo próprio de renovação - muitas vezes mais lento do que o aplicado em automóveis de passeio - pode ser que a renovação da picape compacta-média leve um pouco mais de tempo por aqui. Vamos acompanhar.  

Conversão do Dacia Duster em picape realizada pela Romturingia
Conversão do Dacia Duster em picape realizada pela Romturingia
Imagem: Reprodução internet

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise