Enquanto a Oroch não é atualizada, empresa romena converte o novo Duster em picape
Nova geração do SUV ganha uma interessante adaptação por empresa especializada
Enquanto aqui no Brasil contamos com a primazia do projeto da picape compacta-média Oroch derivada da primeira geração do Duster, os europeus já estão buscando formas de adaptar a mais recente geração do SUV compacto em um veículo destinado ao trabalho.
A empresa romena Romturingia, que trabalha em conjunto com o Grupo Renault desde 2013, apresentou uma interessante conversão do novo Duster para uma picape cabine simples de uso comercial. A empresa especializada em modificações automotivas já havia trabalhado em uma solução semelhante tomando como base a primeira geração do SUV.
Sem mexer nas dimensões do Duster, a Romturingia declara que a caçamba do SUV convertido conta com 1.650 mm de comprimento e o veículo pode transportar 500 kg de carga. Apenas a altura em relação ao solo foi ligeiramente alterada em relação ao Duster vendido na Europa, passando de 210 para 224 mm. Com 4,34 m de comprimento e 2,67 m de entre-eixos, o Duster adaptado é notadamente menor do que a nossa Duster Oroch nacional, que entrega 4,70 m de comprimento, 2,82 m de distância entre-eixos e pode transportar 650 kg.
A picape Dacia Duster desenvolvida pela Romturingia traz sob o capô um propulsor interessante para os fãs de modelos desse tipo, no caso o 1.5 Blue dCi a diesel com 115 cv e bons 26,5 kgfm de torque. A transmissão é a manual de 6 marchas e a lista de itens de série da picape contempla ainda os controles de tração e estabilidade, 4 airbags, rodas aro 16”, rádio, entre outros. O modelo é disponibilizado apenas na cor branca.
Como fica a Oroch no Brasil?
Apesar do Duster em sua nova geração ter estreado no começo deste ano em nosso mercado, não há uma perspectiva de atualização para a Oroch no curto prazo. Como veículos de orientação comercial seguem um ciclo próprio de renovação - muitas vezes mais lento do que o aplicado em automóveis de passeio - pode ser que a renovação da picape compacta-média leve um pouco mais de tempo por aqui. Vamos acompanhar.