Chevrolet Onix é também o carro mais vendido na América Latina
Levantamento que contabiliza os dados de 28 países entre janeiro e agosto revela que o Brasil dá o tom dos modelos mais vendidos na região
Mesmo com uma crise econômica prolongada e com vendas ainda muito baixas em relação a alguns anos atrás, o Brasil segue como mercado mais punjante para veículos na América Latina. Levantamento divulgado pela consultoria Focus 2 Move revela que os modelos mais vendidos no Brasil respondem pela grande parte das vendas do continente. O líder, assim como aqui, é justamente o Onix, da Chevrolet.
O hatch compacto, no entanto, tem 82% de suas vendas na América Latinha realizadas em nosso mercado. Ou seja, as exportações respondem por uma parcela pequena do volume. De fato, o Onix não chega a ser tratado como um carro global. Por isso o Spark, também da Chevrolet e 10º no ranking geral, aparece com maior relevância em outros países.
Situação inversa do vice-líder da América Latina, o Gol. Pois o famoso carro da Volkswagen, hoje apenas o 5º mais vendido do Brasil, tem a maior parte das suas vendas originadas na vizinhança, nada menos que 53%. Segundo a Focus, 103.827 unidades do modelo foram vendidas nos oito meses de 2017, um bom crescimento em relação a 2016.
Outra surpresa da lista é o Sandero, da Renault. Por ser mais popular fora do Brasil do que o Ford Ka, seu rival direto no ranking, o hatch da marca francesa é o 3º colocado, com 96,2 mil emplacamentos.
Feito para brasileiros
A 5ª colocação é da picape Toyota Hilux e, nesse caso, a responsabilidade é maior nos países que falam a língua espanhola: nada menos que 72% das vendas vieram de fora do Brasil. E pensar que a Hilux é líder do segmento por aqui.
Mas é o sedã Versa que possui a maior relevância fora do Brasil entre os 10 primeiros. Muito popular no México, o carro da Nissan é o 6º carro mais vendido da América Latina e só 15,5% são oriundos do Brasil.
Quem poderia ter uma presença ainda mais marcante na região é o HB20. Quando enfatiza que o carro foi desenhado especialmente para os brasileiros, a Hyundai não está mentindo: 99,6% deles foram emplacados aqui – a exceção são algumas unidades exportadas para Paraguai e Uruguai, por exemplo.
Outros modelos bastante famosos no Brasil também aparecem bem na lista como o HR-V, a picape Toro e até o Mobi, da Fiat. A lista, no entanto, é a prova de que a indústria automobilística no Brasil tem um imenso potencial de exportação na região, não aproveitado por burocracia, altos impostos e desinteresse de muita gente em criar uma verdadeira política industrial. Nesse ranking, o país está longe dos primeiros lugares.
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