CAOA teria assumido operação da Chery no Brasil

Segundo site Infomoney, negócio deverá ser anunciado nas próximas horas. Consultada, CAOA nega
Chery Tiggo 7 2018

Chery Tiggo 7 2018 | Imagem: Divulgação

A montadora Chery pode ser assumida pelo grupo CAOA no Brasil. É o que revelou o site Infomoney, especializado em economia, nesta sexta-feira (10). A filial brasileira hoje é controlada pela própria matriz após ter sido representada por uma empresa nacional desde 2009.

Segundo o site, o grupo CAOA, hoje com vários tentáculos no mercado automobilístico, assumiria 51% da filial brasileira e envolveria não só a comercialização dos veículos como também a fábrica localizada em Jacareí, interior de São Paulo.

Atualizado em 11/11: O anúncio da parceria foi realizado na conferência global da Chery neste sábado: veja mais detalhes aqui.

Namoro recente

A negociação entre a Chery e a CAOA não é novidade. Desde 2016, as duas empresas têm negociado uma parceria, mas a ideia, conforme apurado pelo site no ano passado, era que o grupo brasileiro ficasse responsável pelas concessionárias da marca, algo parecido com o que foi feito com a Hyundai inicialmente.

Por outro lado, a matriz da montadora tem dado sinais de que pretende encontrar algum interessado em dividir os custos da operação brasileira que até hoje não se justificou. A fábrica de Jacareí, por exemplo, tem ficado muito tempo parada, seja por falta de demanda dos produtos (os compactos Celer e QQ) seja por greves promovidas com frequência.

Agora, com o fim do Inovar Auto, a Chery tem planos de lançar vários SUVs no mercado, que inclusive já são vistos em testes pelo país. Ter a CAOA à frente de negócio poderia significar uma virada estratégica importante, afinal a empresa brasileira é conhecida pela agressividade no mercado. Ao mesmo tempo, imagina-se que a sociedade com a Hyundai, que envolve inclusive a montagem local de veículos coreanos numa unidade própria em Goiás, acabará em algum momento. Desde que a Hyundai se estabeleceu no Brasil, em 2012, rumores sobre essa separação aparecem vez ou outra.

Nesse cenário, a possível associação entre Chery e CAOA pode ser um bom negócio para ambas.

Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis