Audi A3 Sedan tem primeiro exemplar fabricado no Brasil

Sedã da Audi vai ser produzido no Brasil ao lado do VW Golf, que vai compartilhar seu motor 1.4 litro

Primeiro Audi A3 Sedan na fábrica da VW no Paraná | Imagem: Guto Kleien

Seguindo os mesmos passos do primo Golf, o Audi A3 Sedan vai ser fabricado na planta do Grupo Volkswagen em São José dos Pinhais (PR) no segundo semestre deste ano. O primeiro exemplar do sedã médio da marca das quatro argolas foi produzido na planta no dia 16 de janeiro, ainda como um modelo de pré-série, para testar a linha de produção e especificações da versão nacional, como mostra as imagens publicadas por Guto Kleien

O modelo nacional deve permanecer com as características da versão importada da Hungria, porém, haverá mudanças na motorização, que agora será capaz de beber tanto etanol como gasolina. O motor do novo A3 Sedan será o mesmo do Volkswagen Golf, um 1.4 litro turbo flex, com injeção direta de combustível, com cerca de 145 cavalos. Este propulsor deve equipar também a versão nacional do Jetta, marcado para estrear no mercado também no final do ano, com produção na planta de Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), a partir de setembro, com direito ainda a mudanças no visual e no acabamento interno.

No entanto, ainda não se sabe se a potência e o torque do propulsor serão iguais em ambos os modelos, já que a atual versão do hatch médio da Volkswagen entrega até 140 cv, a 4.500 rpm, e 25,5 kgfm de torque, a 1.500 rpm, com câmbio manual de seis marchas ou automatizado DSG de sete marchas e dupla embreagem, enquanto o sedã da Audi conta com 122 cv, a 5.000 rpm, e 20,4 kgfm, entre 1.4500 e 4.000 rpm, com transmissão S tronic, também de sete velocidades e dupla embreagem. O câmbio do três-volumes, de início, será importado por completo.

Esta nova motorização do A3 Sedan contraria a vontade da Audi. De acordo com executivos, o novo bloco turbo flex será introduzido para atender a demanda do mercado nacional. Segundo eles, o uso de etanol e gasolina em carros comercializados no País é “psicológica”, sem ganhos práticos.

Assim como aconteceu com o rival BMW Série 3 ActiveFlex, que também é fabricado no Brasil, os preços do Audi A3 Sedan nacional não devem diminuir.