Apesar do avanço dos SUVs, Mercedes não abandona tão cedo as stations
Alemã revelou no Salão de Genebra a segunda geração da CLA Shooting Brake; confira mais detalhes
O brasileiro abraçou de vez os SUVs e deixou de lado as peruas, prova disso é que a Volkswagen parou de importar o Golf Variant para dar lugar ao T-Cross e hoje raramente encontramos stations mais acessíveis no mercado. Mas quem vive na Europa e gosta desse tipo de carroceria pode comemorar, pois a Mercedes-Benz já anunciou que o CLA Shooting Brake está pronto e será lançado em setembro.
Assim como o CLA cupê, o design é bastante agressivo e mais jovial, conciliando tudo isso com bom espaço interno e versatilidade para a família. Na cabine, o nível alto do acabamento, presente também no cupê, é mantido. Segundo a Mercedes-Benz, o Shooting Brake oferece mais espaço para cabeça, ombros e braços para quem vai no banco traseiro comparando ao modelo anterior. Mas não é só isso que melhorou, pois o sistema multimídia de última geração aceita comandos por voz e reconhece melhor os pedidos, ficando mais natural e simples.
Algumas tecnologias do Classe S estão presentes no Shooting Brake, principalmente o assistente de condução. Graças às melhorias em câmeras e sensores, o CLA consegue "enxergar" o que acontece à 500 metros, e pode andar de forma autônoma em algumas situações. Ele pode, por exemplo, diminuir a velocidade em rotatórias, curvas e cruzamentos através do Active Distance Assist DISTRONIC, que utiliza recursos de mapa e navegação. O pacote inclui também o Active Lane Change Assist, que ajuda a trocar de faixa, além de estacionar o carro automaticamente. Para quem gosta de pegar estrada, o anda e para não será um problema, pois o sistema automático de "restart" em autoestradas também é oferecido no pacote Driving Assistance.
O porta-malas também cresceu em 10 litros, totalizando 505 litros de capacidade. O CLA 250 revelado no Salão de Genebra tem motor 2.0 a gasolina, com 225 cv e 35 kgfm de torque. O câmbio é de dupla embreagem e sete marchas, 7G-DCT. Até o lançamento, em setembro, haverá opção entre motor movido a gasolina ou diesel e câmbios mecânico e automático.
Procurada pelo Autoo, a Mercedes-Benz informou que, como apostávamos, não está nos planos a comercialização do novo CLA Shooting Brake em nosso país.