Agora com motor 1.0 de 3 cilindros, Fiat Mobi estreia sua versão mais eficiente
Revelado no Salão de São Paulo, Fiat Mobi Drive estreia por R$ 39.870
Se você estava cogitando comprar um Fiat Mobi espere até a próxima semana. Revelada neste mês durante o Salão de São Paulo, a nova versão Drive chegará a partir de segunda-feira (28) nas lojas por R$ 39.870 e traz como destaque o motor 1.0 Firefly de 3 cilindros, propulsor que fez estreia no novo Uno e caiu como uma luva no Mobi.
Posicionada entre as versões Like e Like On, que seguem em linha com o motor 1.0 Fire aprimorado, o Mobi Drive traz de série os itens de série que praticamente se tornaram obrigatórios como ar-condicionado, direção com assistência elétrica, vidros dianteiros e travamento central elétricos, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro. O destaque fica por conta da tela de LCD posicionada no centro do painel de instrumentos, que abriga computador de bordo e outras funções.
Assim como nas outras versões do Mobi, é possível baixar o aplicativo Live On e fazer do celular uma espécie de central mutimídia do carro, pareando o smartphone com o sistema do som do Mobi via Bluetooth. Além de permitir controlar aplicativos de navegação como o Waze ou música, como o Spotify, o Live On ainda traz alguns recursos interessantes, como a função “Onde Parei?”, que registra o local onde o carro foi estacionado, e o EcoDrive, um "professor" para educar o motorista sobre a forma mais econômica de conduzir. Em conjunto com este pacote de opcional, que custa R$ 4.650, o kit Live On também acrescenta faróis de neblina, sensor de estacionamento traseiro, alarme com telecomando e “acabamento premium” para o interior.
Soluções à parte, é claro que o utilizar o Live On no smartphone sai muito mais barato do que colocar uma central multimídia no carro (existe o equipamento como acessório para o Mobi), porém é inegável que a solução é bem prática. Quem quiser um rádio mais convencional, a Fiat também oferece para o Mobi Drive o pacote opcional “Rádio Connect” (R$ 4.500), que além do aparelho de som acrescenta o volante multifuncional, rodas de liga leve aro 14”, console de teto e retrovisor elétrico com rebatimento automático quando a ré é engatada e luz de seta integrada.
Com 3,56 m de comprimento e 1,63 m de largura, portanto sem alterações em relação às demais versões, o Mobi Drive mantém a proposta estritamente urbana. Esqueça levar 4 adultos, por exemplo, ou muita bagagem em seu exíguo porta-malas de 215 litros. A ideia do Mobi é servir como um carro para o dia a dia, de casa para o trabalho e nada muito além de levar mais uma pessoa com você. Se a ideia é um carro para toda a família, aí é necessário partir para um Hyundai HB20 1.0 Comfort (R$ 41.655) ou um Ford Ka SE 1.0, que pode ser encontrado em promoção na faixa de R$ 39.900.
R$ 39.870 Hatch compacto Volkswagen up!, Kia Picanto Estreia em 2016 1.0, 3 cilindros, flex 77 cv (E) a 6.250 rpm / 72 cv (G) a 6.000 rpm 10,9 kgfm (E) / 10,4 kgfm (G) a 3.250 rpm Manual, 5 marchas 3,56 m de comprimento, 1,63 m de largura, 1,50 m de altura e 2,30 m de entre-eixos 945 kg 215 litrosFiat Mobi Drive
Resumo
Preço
Mecânica
Motor
Dimensões
Medidas
Argumentando as vantagens do cabeçote com 2 válvulas por cilindro sobre os rivais que utilizam o dobro da quantida, a Fiat explica que o desenvolvimento do motor 1.0 Firefly com 3 cilindros priorizou entregar muita economia de combustível sem perder a característica do fun to drive, ou seja, a melhor agilidade nas respostas considerando que você está em um modelo 1.0. Com bloco de alumínio e comando de válvulas variável na admissão, o 1.0 Firefly entrega até 77 cv com etanol e 10,9 kgfm de torque. A força é de exatos 1 kgfm maior em relação ao 1.0 Fire aplicado nas demais versões do Mobi.
Comparando com os rivais no mercado, o 1.0 Firefly perde em potência para o 1.0 12V do Volkswagen up! (82 cv) e do Ford Ka 1.0 (85 cv), porém ganha de ambos no torque, já que o up! aspirado estaciona nos 10,4 kgfm e o Ka em 10,7 kgfm, sempre considerando os dados com etanol. “As pessoas geralmente não ultrapassam a faixa de 4.000 rpm, trabalhando com o motor mais em baixas rotações em especial na cidade, e a ideia com o Firefly foi justamente priorizar o torque, melhorando as respostas em baixas rotações, algo em que o cabeçote de 2 válvulas por cilindro cumpre melhor em relação aos de 4 válvulas em que o foco é maior potência”, explica Erlon Rodrigues, da área de powertrain (conjunto motor e câmbio) da FCA.
Quer você concorde ou não com o engenheiro, fato é que o Mobi Drive responde à altura tanto do VW up! aspirado como do Ford Ka 1.0, com destaque para o baixo nível de vibração para um tricilíndrico, algo muito positivo. O ruído também é baixo, em especial com o Mobi Drive parado. Segundo a Fiat, o Mobi Drive acelera de 0 a 100 km/h em 12 segundos, uma melhora considerável em relação aos 13,8 segundos dos Mobi com o motor 1.0 de 4 cilindros e na média dos rivais.
A suspensão trabalha de forma descompromissada, sem qualquer apelo esportivo, mas absorvendo bem as irregularidades do piso, o que, convenhamos, é o que mais se espera de um carro como o Mobi. A carroceria também é comportada nas curvas, sem assustar. E como a ideia é rodar na cidade, a função City, que alivia o peso do volante para manobras, é um recurso bem-vindo.
Voltando para o motor, a Fiat bate na tecla do baixo consumo do Mobi Drive com razão. Segundo os dados medidos de acordo com os padrões utilizados pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o compacto alcançou parciais de 13,7 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada, ambas com gasolina, registrando um consumo energético de 1,45 MJ/km. O up! aspirado, entrega 14,2 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada, com 1,46 MJ/km de consumo energético, portanto uma briga em equilibrada. O Ka SE 1.0, outro aspirado moderno dentro do segmento, estaciona em 13,5 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada com consumo energético de 1,49 MJ/km. Nenhum deles, contudo, não chega nem perto do Peugeot 208 1.2 com suas médias de 15,1 km/l na cidade e 16,9 km/l na estrada e consumo energético de apenas 1,32 MJ/km. Ele sim é um modelo com médias exemplares que parece longe de ser batido por um concorrente aspirado.
Com isso, o Mobi Drive vive um dilema: ao mesmo tempo que é a versão mais interessante para o subcompacto da Fiat , será que vale a pena investir quase R$ 40.000 nele? Seguramente as versões que justificam a compra do Mobi situam-se na faixa de R$ 30.000 a R$ 35.000, a não ser que você goste do estilo prático do Mobi, pequeno e fácil de estacionar, aí sim o Mobi Drive deve ser considerado. Caso contrário, modelos como o Ford Ka entregam um conjunto mais completo, com destaque para o bom espaço interno.
Quando questionada, a Fiat promete que não vai equipar mais nenhuma versão do Mobi com o 1.0 Firefly, sendo que o Mobi Drive ganhará uma opção com câmbio robotizado Dualogic ao longo de 2017, sem um mês especifíco. A futura configuração promete ser ainda mais econômica, com médias de 14 km/l na cidade e 15,9 km/l em percurso rodoviário, totalizando 1,43 MJ/km de consumo energético. Resta saber se os “soluços” nas trocas de marcha, algo típico dos câmbios robotizados, não vão incomodar demais.