Zerado! Conheça o Ford Maverick 1974 muito novo que não rodou nem 50 mil km

Clássico cupê na versão Super Luxo tem motor V8 ligado por um câmbio manual
Ford Maverick Super 1974

Ford Maverick Super 1974 | Imagem: Reginaldo de Campinas/Reprodução

Quando o preço da gasolina não era problema, os motores V8 borbulhantes e cheios de sede tomavam conta dos EUA e se espalhavam também por outros países.

Foi o caso do Ford Maverick, um "compacto" para os padrões norte-americanos e que ficou em produção entre 1969 e 1977.

O cupê de duas portas trazia tração traseira baseada no famoso Ford Falcon da década de 60 e chegou a ter uma versão de quatro portas.

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

O Brasil também foi um mercado importante do modelo, onde começou a ser produzido em 1973 e continuou em linha até 1979.

Por aqui, além do motor de oito cilindros em V, ele também recebeu um seis cilindros e até mesmo um quatro cilindros, numa fase mais crítica do esportivo.

Ford Maverick Super 1974
Ford Maverick Super 1974 Imagem: Reginaldo de Campinas/Reprodução

VEJA TAMBÉM:

Apesar de não ter sido um sucesso de vendas como o Chevrolet Opala, seu principal oponente, hoje o Ford é objeto de desejo entre os mais excêntricos colecionadores a ponto de pagarem quantias astronômicas por um exemplar bem conservado.

A reportagem de AUTOO encontrou uma pérola dessas à venda toda original e com apenas 40 mil km em seus 50 anos de vida.

Sim, o Ford Maverick das fotos foi fabricado em 1974, mas tem ‘cara’ de 0 km e conseguiu manter nesse tempo tudo intacto, incluindo o belo interior.

Ele é da configuração Super Luxo que ostenta o nostálgico teto de vinil que combinou muito bem a cor vinho da carroceria deste belo cupê.

Interior de luxo 

Ford Maverick Super 1974
Ford Maverick Super 1974 tem bancos revestidos de couro e alavanca de câmbio no console central
Imagem: Reginaldo de Campinas/Reprodução

Quem está oferecendo o raro Maverick é Reginaldo Ricardo, o famoso ‘Reginaldo de Campinas’, profissional especializado em garimpar veículos antigos e raros.

Pelas mãos dele, já passaram várias unidades de clássicos nacionais mais desejados do Brasil. Quanto ao icônico Ford, a loja já vendeu diversas opções como a SL, LDO, GT e Super Luxo, como esta das imagens.

O Maverick está equipado com motor V8 302, o mesmo empregado no Ford Galaxie e Ford Landau, conhecido por ser um dos mais potentes motores a equipar um veículo nacional. A título de curiosidade, este propulsor ficou conhecido no Brasil como ‘motor canadense’ por ter sido importado do Canadá para o nosso mercado. 

Ele rende 197 cv e torque de 39,5 kgfm, o suficiente para arrancar o sorriso do rosto dos menos sensíveis a velocidade. Por falar nisso, o Maverick Super Luxo é capaz de atingir de zero a 100 km/h em menos de 11 segundos e atingir a máxima de quase 200 km/h.

Se você se interessou por este belo clássico, converse com o Reginaldo de Campinas. O "precinho" é de R$ 319 mil, custo que pode assustar num primeiro momento.

Ford Maverick Super 1974
Ford Maverick Super 1974 vem com vários detalhes cromados e capota de vinil entre os detalhes
Imagem: Reginaldo de Campinas/Reprodução

Maverick ‘virou’ SUV antes da atual picape da Ford

Ford Maverick na versão SUV, que chegou a ser vendido na Austrália
Ford Maverick na versão SUV, que foi vendido na Austrália Imagem: Divulgação

Para os mais novos, Maverick remete à picape intermediária produzida no México e importada pela Ford para o Brasil. Mas o nome não só batizou a caminhonete e o cupê dos anos 70.

A montadora norte-americana resolveu emprestar a denominação para dois SUVs anos atrás. Primeiro na Austrália, onde um Maverick foi comercializado de 1988 a 1994. 

A Ford também vendeu um Maverick SUV entre 1993 a 1999 e 2001 e 2005 na Europa e na China, mas não se tratavam de autênticos carros da marca.

O modelo australiano era na verdade um Nissan Patrol Y60 enquanto na Europa o Nissan Terrano II e o Escape foram rebatizados com o nome.

Ford Maverick Super 1974

Ford Maverick Super 1974

Ford Maverick Super 1974

Ford Maverick Super 1974

Ford Maverick Super 1974

Ford Maverick Super 1974

Ford Maverick Super 1974

Ford Maverick Super 1974

Ford Maverick Super 1974

Ford Maverick Super 1974

Ford Maverick Super 1974

Ford Maverick Super 1974

Ford Maverick Super 1974

Ford Maverick Super 1974

Ford Maverick Super 1974

Ford Maverick Super 1974

Ford Maverick Super 1974

Ford Maverick Super 1974

Ford Maverick Super 1974

Ford Maverick Super 1974

Ford Maverick Super 1974

Ford Maverick Super 1974

Ford Maverick na versão SUV, que chegou a ser vendido na Austrália

Ford Maverick na versão SUV, que chegou a ser vendido na Austrália

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.