Zerado! Conheça o Ford Maverick 1974 muito novo que não rodou nem 50 mil km
Clássico cupê na versão Super Luxo tem motor V8 ligado por um câmbio manual
Quando o preço da gasolina não era problema, os motores V8 borbulhantes e cheios de sede tomavam conta dos EUA e se espalhavam também por outros países.
Foi o caso do Ford Maverick, um "compacto" para os padrões norte-americanos e que ficou em produção entre 1969 e 1977.
O cupê de duas portas trazia tração traseira baseada no famoso Ford Falcon da década de 60 e chegou a ter uma versão de quatro portas.
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O Brasil também foi um mercado importante do modelo, onde começou a ser produzido em 1973 e continuou em linha até 1979.
Por aqui, além do motor de oito cilindros em V, ele também recebeu um seis cilindros e até mesmo um quatro cilindros, numa fase mais crítica do esportivo.
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Apesar de não ter sido um sucesso de vendas como o Chevrolet Opala, seu principal oponente, hoje o Ford é objeto de desejo entre os mais excêntricos colecionadores a ponto de pagarem quantias astronômicas por um exemplar bem conservado.
A reportagem de AUTOO encontrou uma pérola dessas à venda toda original e com apenas 40 mil km em seus 50 anos de vida.
Sim, o Ford Maverick das fotos foi fabricado em 1974, mas tem ‘cara’ de 0 km e conseguiu manter nesse tempo tudo intacto, incluindo o belo interior.
Ele é da configuração Super Luxo que ostenta o nostálgico teto de vinil que combinou muito bem a cor vinho da carroceria deste belo cupê.
Interior de luxo
Imagem: Reginaldo de Campinas/Reprodução
Quem está oferecendo o raro Maverick é Reginaldo Ricardo, o famoso ‘Reginaldo de Campinas’, profissional especializado em garimpar veículos antigos e raros.
Pelas mãos dele, já passaram várias unidades de clássicos nacionais mais desejados do Brasil. Quanto ao icônico Ford, a loja já vendeu diversas opções como a SL, LDO, GT e Super Luxo, como esta das imagens.
O Maverick está equipado com motor V8 302, o mesmo empregado no Ford Galaxie e Ford Landau, conhecido por ser um dos mais potentes motores a equipar um veículo nacional. A título de curiosidade, este propulsor ficou conhecido no Brasil como ‘motor canadense’ por ter sido importado do Canadá para o nosso mercado.
Ele rende 197 cv e torque de 39,5 kgfm, o suficiente para arrancar o sorriso do rosto dos menos sensíveis a velocidade. Por falar nisso, o Maverick Super Luxo é capaz de atingir de zero a 100 km/h em menos de 11 segundos e atingir a máxima de quase 200 km/h.
Se você se interessou por este belo clássico, converse com o Reginaldo de Campinas. O "precinho" é de R$ 319 mil, custo que pode assustar num primeiro momento.
Imagem: Reginaldo de Campinas/Reprodução
Maverick ‘virou’ SUV antes da atual picape da Ford
Para os mais novos, Maverick remete à picape intermediária produzida no México e importada pela Ford para o Brasil. Mas o nome não só batizou a caminhonete e o cupê dos anos 70.
A montadora norte-americana resolveu emprestar a denominação para dois SUVs anos atrás. Primeiro na Austrália, onde um Maverick foi comercializado de 1988 a 1994.
A Ford também vendeu um Maverick SUV entre 1993 a 1999 e 2001 e 2005 na Europa e na China, mas não se tratavam de autênticos carros da marca.
O modelo australiano era na verdade um Nissan Patrol Y60 enquanto na Europa o Nissan Terrano II e o Escape foram rebatizados com o nome.